Fechar

Busca no site:

Posicionamento da SBPT sobre as atualizações da COVID-19 divulgadas pela Sociedade Brasileira de Infectologia

Brasília, 14 de dezembro de 2020.

At.
Dr. Clovis Arns da Cunha
Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Medicine is a science of uncertainty and an art of probability – William Osler (1849-1919).

Em função dos acontecimentos recentes envolvendo a divulgação do texto “Atualizações e recomendações sobre a COVID-19, 09 de dezembro de 2020” pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a Diretoria da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), gestão 2019-2020, vem esclarecer seus associados e outros interessados, quanto ao seu posicionamento de apoio à SBI.

Compete ao médico que assiste o doente, ouvindo suas opiniões e a de seus familiares, tomar as decisões terapêuticas que considerar mais apropriadas a cada situação clínica. As decisões médicas devem ser baseadas no melhor conhecimento científico disponível por ocasião dos encontros clínicos. A Medicina é uma ciência dinâmica, em que o fluxo de conhecimentos pode se mover de maneira surpreendentemente rápida.

Compete ao médico atualizar-se de maneira contínua, para poder oferecer o melhor atendimento aos seus doentes. Como o volume de conhecimentos científicos atualmente produzido é enorme, e não raro conflitante, a busca por fontes confiáveis de informações é primordial.

É dentro desse contexto que a atuação das Sociedades de Especialidades Médicas ganha importância fundamental. Profissionais capacitados e familiarizados com os problemas de suas áreas de atuação dedicam, de maneira voluntária, grande quantidade de tempo e energia para rever os dados disponíveis e confeccionar recomendações de ordem prática, visando a que médicos atribulados recebam as melhores informações para tomada das suas decisões. Trata-se de tarefa louvável, e certamente não de fácil realização.

Ainda que a Medicina diga respeito a todos os seres humanos, essa prática é reservada apenas para profissionais que dedicam anos das suas vidas para estudos e aprimoramento. Pode ser difícil para não médicos compreender que a ciência médica não é precisa como a matemática, nem tão pouco segue leis rígidas publicadas em códigos. Mas os médicos estão acostumados com isso, fazem esforços constantes para separar o joio do trigo, e procuram oferecer o melhor aos seus pacientes, mesmo enfrentando, frequentemente, condições de trabalho adversas.

A SBPT apoia a atuação da SBI ao longo da pandemia COVID-19 e seus esforços de divulgação de informações e orientações bem fundamentadas para os profissionais da saúde e à população brasileira em geral. É importante que o tempo e o esforço das Sociedades Médicas sejam direcionados a estes objetivos e não desviados para se defender de acusações sem fundamentação científica.

No momento dramático em que vivemos, os agentes responsáveis pela administração do país deveriam deixar a tomada de decisões de natureza sanitária e médico-assistenciais, ao cargo de profissionais da saúde competentes, especializados no gerenciamento desse tipo de crise.

Diretoria da SBPT.

Presidente Dr. José Miguel Chatkin
Presidente Eleita (biênio 2021/2022) Dra. Irma de Godoy
Secretário-geral Dr. Benedito Francisco Cabral Junior
Diretor de Defesa Profissional Dr. Flávio Mendonça Andrade da Silva
Diretor Financeiro Dr. Luiz Paulo Pinheiro Loivos
Diretor de Assuntos Científicos Dr. José Antônio Baddini Martinez
Diretor de Ensino e Exercício Profissional Dr. Alberto Cukier
Diretora de Comunicação Dra. Tatiana Galvão
Presidente do Congresso SBPT 2020 Dr. Mário Terra Filho
Editor-Chefe do Jornal Brasileiro de Pneumologia Dr. Bruno Guedes Baldi

Clique aqui para fazer download deste comunicado.