Fechar

Busca no site:

Covid-19: Nota técnica atualiza a prescrição e dispensação do Paxlovid

O Ministério da Saúde divulgou nota técnica que atualiza as informações sobre o uso do Nirmatrelvir/Ritonavir (NMV/r), mais conhecido como Paxlovid, no tratamento da Covid-19 não grave em adultos.

Incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), em maio de 2022, o medicamento é destinado a pacientes com idade igual ou superior a 65 anos ou imunocomprometidos com 18 anos ou mais, que apresentem sintomas leves a moderados sem necessidade de oxigênio suplementar.

Embora a covid-19 não tenha mais caráter de emergência em saúde pública internacional, conforme revogação pela OMS, em maio de 2023, o SARS-CoV-2 continua a circular no Brasil e no mundo.

Diante desse cenário, faz-se necessário reforçar a divulgação da disponibilidade do medicamento e suas recomendações de uso, uma vez que foi identificado que o consumo do medicamento não tem correspondido ao número de casos de covid-19 dentro da população elegível para recebê-lo.

Para isso, a nota técnica desburocratiza a prescrição e dispensação do NMV/r, eliminando a necessidade de formulários específicos e orientando que a prescrição seja feita em receituário comum, destacando, também, a importância de iniciar o tratamento com o fármaco até o 5º dia do início dos sintomas, para melhor eficácia.

Além disso, o documento ressalta a importância do envio de dados sobre o medicamento para a Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica do SUS, contribuindo para uma gestão mais eficiente do NMV/r no país.

Essa iniciativa do Ministério da Saúde reforça o compromisso do governo com a saúde pública e a busca por estratégias eficazes no combate à Covid-19, garantindo o acesso adequado a tratamentos essenciais para populações mais vulneráveis.

Para ler a nota técnica na íntegra, clique aqui.