Fechar

Busca no site:

SBPT participa do 38º Congresso de Pneumologia da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP)

Nos dias 10, 11 e 12/11/2022, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) realizou o 38º Congresso de Pneumologia, XII Congresso Luso Brasileiro de Pneumologia e 8ª Union Europe Conference On Lung Health, em Albufeira, Portugal.

Pela primeira vez, o 38º Congresso da SPP foi realizado em conjunto com a Conferência da Union Europe On Lung Health, presidida pela Profª. Dra. Raquel Duarte, especialista na área de tuberculose.

A Dra. Irma de Godoy, Presidente da SBPT, participou da sessão de abertura, em 10/11, junto com professores e diretores da SPP, da Union Europe On Lung Health e da European Respiratory Society (ERS).

Irma Godoy (SBPT), Raquel Duarte (Union Europe on Lung Health), Cristina Bárbara (Programa Nacional para as Doenças Respiratórias da Direcção-Geral de Saúde de Portugal – DGS), pneumologistas homenageados, Dra. Paula Campos e Dr. Duro da Costa, e Dr. António Moraes (SPP).

Foto: SPP.

Nesta sexta-feira (11/11), a SBPT contribuiu com a sessão: “Tabagismo: novos conceitos e desafios”, com moderação de António Morais, Presidente da SPP, e Irma de Godoy, e as seguintes atualizações:

  • A pandemia do tabagismo – evolução e principais desafios – Sofia Ravara, coordenadora da Comissão de Tabagismo da SPP.
  • A dependência da nicotina e os efeitos do seu consumo na saúde – Hilson Cunha Filho.
  • Cigarros eletrônicos, tabaco aquecido e outros produtos originais que contêm nicotina: ajuda para os fumantes ou ameaça à saúde pública? – Irma Godoy.
  • Tratamento do tabagismo: mudanças devido aos novos produtos fumígenos – Paulo Cesar Correa, coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da SBPT.
Dr. Paulo Corrêa no Congresso da SPP.

No sábado (12/11), às 16h, o Dr. Bruno Baldi, Editor Chefe do Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP), falará sobre “Desafios da gestão do JBP durante a pandemia da COVID-19“.

As parcerias entre sociedades fortalecem os projetos conjuntos e a troca de experiências, refletindo em crescimento profissional para os médicos e melhora no cuidado com o paciente.