Na quinta-feira (21/11), o Congresso Nacional foi iluminado de laranja em homenagem ao Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a gravidade dessa condição, que afeta cerca de 251 milhões de pessoas anualmente e é uma das principais causas de morte no mundo.
A DPOC é uma doença progressiva que bloqueia as vias aéreas inferiores, tornando a respiração cada vez mais difícil. Resultante da combinação de múltiplos fatores, a DPOC pode envolver tanto aspectos hereditários quanto ambientais. O tabagismo é considerado o principal fator de risco ambiental. No entanto, a exposição à poluição e às altas doses de pesticidas e agentes químicos também podem propiciar a aparição de sintomas respiratórios, favorecendo o desenvolvimento da doença.
A iluminação especial foi uma proposta do deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), destacando a importância de ações que ampliem a conscientização e o combate à DPOC. A iniciativa chamou a atenção de passantes e reforçou a necessidade de políticas públicas voltadas para prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
No Brasil, estima-se que 7 milhões de pessoas sofram com a doença e somente 12% dos casos são diagnosticados. Portanto, conscientizar é o primeiro passo para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas. Que ações como essa continuem inspirando o cuidado e a prevenção das doenças respiratórias em todo o país!
A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) parabeniza a ação e reforça o compromisso de promover a saúde respiratória por meio de campanhas educativas e apoio aos profissionais de saúde no diagnóstico precoce e manejo adequado da DPOC.
Em seu perfil no Instagram, a SBPT também compartilhou uma mensagem importante do coordenador da Comissão de DPOC, Dr. Luiz Fernando Pereira, sobre esse dia de conscientização global.
Clique aqui , veja e compartilhe com seus pacientes, amigos e familiares!