Fechar

Busca no site:

Congresso de Asma, DPOC e Tabagismo da SBPT reúne mais de mil participantes do Brasil e do mundo em sua primeira edição presencial pós-pandemia

De 2 a 5 de agosto, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) realizou o XIII Congresso Brasileiro de Asma e o X Congresso Brasileiro de DPOC e Tabagismo, que ocorreram conjuntamente com o II Congresso Paranaense de Pneumologia e Tisiologia.

O evento aconteceu em Curitiba, no Centro de Convenções Viasoft Experience e reuniu 1029 participantes, entre especialistas, gestores e profissionais da saúde.

Asma, DPOC e tabagismo são doenças muito prevalentes e de grande impacto para a saúde pública, motivo pelo qual a SBPT organiza esses eventos a cada dois anos, o que permite discutir sistematicamente os temas mais relevantes e atuais destas enfermidades com a comunidade médica.

Para brindar o grande retorno do congresso presencial depois do controle da pandemia pelo COVID-19, foram convidados 150 palestrantes, nacionais e internacionais, cuja diversidade de abordagens e qualidade das apresentações e discussões fizeram com que estes eventos resultassem em uma plena atualização sobre os temas. Destaca-se também a rica contribuição da comunidade pneumológica durante o evento com 198 trabalhos, sendo 140 pôsteres e 58 apresentações orais de temas livres.

Na quarta-feira (02/08), os congressistas puderam participar de quatro cursos pré-congresso: Função Pulmonar, Infecções Respiratórias, Doença Pulmonar Avançada e Imagem.

Na quinta-feira (03/08), o Congresso foi aberto oficialmente pela presidente da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo, que destacou alguns avanços e conquistas da SBPT nesses primeiros 6 meses de sua gestão.

A primeira delas trata do início da campanha em favor do descarte consciente de medicamentos, blisters e dispositivos de inalatórios. “Que já usamos e que, certamente, tencionamos usar muito mais, com as negociações que temos feito no sentido de que esses medicamentos saiam da lista de medicamentos de alto custo e passem para a farmácia popular”, iniciou.

A segunda e extremamente impactante conquista foi o resultado de uma intensa articulação política em busca de melhorias no acesso à saúde respiratória do país, a qual viabilizará a oferta de novos tratamentos pela rede pública aos pacientes com fibrose cística. “E esta é a segunda conquista que gostaríamos de compartilhar. Há exatamente duas horas, recebi a informação de que a CONITEC liberou a incorporação da terapia tripla – para o tratamento da fibrose cística em nossos pacientes – à rede do SUS. E essa foi uma iniciativa que a SBPT, capitaneou desde o início deste ano”, se emocionou.

E a terceira informação importante compartilhada por Margareth Dalcolmo foi o resgate de uma nova organização para os transplantes de pulmão no Brasil. “Nós propusemos ao Ministério da Saúde uma regionalização e uma hierarquização geográfica para os transplantes. O Brasil é um país muito grande e complexo. Não é possível que um paciente do norte do país tenha que ir para o sul para fazer isso. É praticamente impossível numa vida cotidiana”, explicou.

Para conseguir apoio político nesta empreitada, a SBPT uniu-se ao CONASS e ao CONASEMS. “E, hoje, fui comunicada pelo secretário de Minas Gerais, que é o presidente do CONASS, que a secretaria de saúde de Minas Gerais trouxe a si a responsabilidade do provimento dos equipamentos de ECMO necessários para a execução dessa nova organização, o restauro e o reinício dos transplantes de pulmão junto a Universidade Federal de Minas Gerais”, finalizou.

Durante a abertura, a presidente da SBPT também ressaltou presenças ilustres no evento, com especial destaque à Dra. Ester Sabino, responsável pelo sequenciamento do genoma da SARS–CoV no Brasil. “Ester é um orgulho para todos nós! Para a comunidade acadêmica, para o grupo de mulheres. É algo que nos estimula muito”, reforçou Margareth Dalcolmo. 

Na tarde do mesmo dia, com a presença de muitos dos ex-presidentes da entidade, a SBPT lançou o livro “Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia: 85 anos dedicados à saúde respiratória”, o qual ressalta e ilustra a história da maior sociedade latino-americana de pneumologia.

Clique aqui para baixar o Livro da SBPT!

Clique aqui para acessar a matéria completa.

Na sexta-feira (04/08), todos os residentes presentes no evento foram convidados para um almoço com a palestra do Dr. José Roberto Jardim, que falou sobre carreira e trajetória profissional.

E no sábado (05/08), o Congresso foi finalizado com sessões de “mensagens para casa”, momento em que se destacam as discussões mais importantes, provenientes das aulas de Asma; DPOC; Tabagismo; Interstício; Infecção e Doença Pulmonar Avançada.

 

Assista aos vídeos destacados abaixo e vários outros disponíveis no site e sinta o clima do Congresso. Com a palavra, nossos especialistas:

Dr. Paulo Corrêa, coordenador da Comissão de Tabagismo

Neste vídeo, o diretor da Comissão de Tabagismo da SBPT, Dr. Paulo Corrêa, ressalta a grade atrativa do Congresso, com destaque às mesas sobre os riscos dos cigarros eletrônicos e tabagismo nas mulheres. 

Clique no vídeo para a entrevista completa.

Dr. José Eduardo Cançado

Neste vídeo, o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Dr. José Eduardo Cançado, fala sobre o avanço no tratamento da asma grave por meio da aprovação de cinco imunobiológicos pela Anvisa, bem como o papel dos biomarcadores e a fenotipagem na escolha do tratamento. 

Clique no vídeo para a entrevista completa.

 

Dr.  Luiz Fernando Pereira, coordenador da Comissão de DPOC

Neste vídeo o Dr. Luiz Fernando Pereira comenta o documento lançado pela SBPT em parceria com outras entidades, que consolidou o primeiro consenso brasileiro sobre rastreamento de câncer de pulmão e que contribuirá para a redução da mortalidade. 

Clique no vídeo para a entrevista completa.

Dra. Lilian Ballini, coordenadora da Comissão de Asma da SBPT

Neste vídeo, a coordenadora da Comissão de Asma da SBPT, Lilian Ballini, faz um balanço sobre o Congresso, com destaque à ampla discussão de temas, grande procura por parte dos inscritos e o alto nível das palestras.  

Clique no vídeo para a entrevista completa.

Dra. Leda Rabelo, Presidente do Congresso de 2023

Neste vídeo, a Dra. Leda Rabelo revela suas impressões sobre o Congresso, com destaque à evolução vivida pela pneumologia, neste momento, em todo o mundo. 

Clique no vídeo para a entrevista completa.

 

Para saber mais sobre os assuntos abordados, acesse todos os trabalhos nos Anais de Congressos, publicados pelo Jornal Brasileiro de Pneumologia.

E, para relembrar este encontro tão importante, confira algumas fotos do evento AQUI