Fechar

Busca no site:

Comitê Extraordinário de Monitoramento da COVID-19

A Associação Médica Brasileira (AMB) e sociedades federadas, incluindo a SBPT, anunciaram a criação de um Comitê Extraordinário de Monitoramento da COVID-19 (CEM).

Os objetivos do grupo de trabalho são consolidar as informações sobre a pandemia no Brasil e transmitir orientações periódicas de conduta.

Os médicos publicaram uma carta à nação sobre o atual momento da COVID-19 no Brasil e apresentaram o CEM à imprensa na segunda-feira (15/03/2021).

Coletiva de apresentação do Comitê Extraordinário de Monitoramento da COVID-19 à imprensa

No manifesto, a AMB e federadas consideram este o mais grave momento de emergência em saúde coletiva e solicitam a adesão urgente às medidas eficazes para conter a transmissibilidade do vírus, tendo em consideração a falta de leitos, equipamentos e profissionais para trabalhar na contenção da COVID-19 e outras urgências.

“Nosso diagnóstico é de que apenas a obediência às regras de proteção – como o distanciamento social e o uso correto de máscara -, as iniciativas contínuas de testagem e rastreio, juntamente com a vacinação em larga escala, são capazes de oferecer melhor prognóstico à população brasileira”.

Os especialistas também criticaram a divulgação de informações falsas sobre a COVID-19 e a negação da ciência, principalmente com relação à prescrição de medicamentos sem eficácia comprovada.

Sobre esse assunto, a Presidente da SBPT, Dra. Irma de Godoy, esclareceu que, neste momento, o fato de ainda não ter um medicamento eficaz contra a COVID-19 não significa que o médico não queira ajudar o paciente. “Quem está com sintomas de COVID-19 deve sim receber assistência médica para acompanhar o caso, aliviar o quadro, saber como proceder no período de isolamento e proteger os mais próximos”.

A pneumologista também lembrou da campanha da SBPT sobre o uso de máscaras e pediu o incentivo de mais atividades de prevenção, como o estímulo à vacinação, à higienização constante das mãos e o respeito ao isolamento social.

Mais informações:

Folha de S. Paulo.