Fechar

Busca no site:

CNAP e CNPED reúnem 869 especialistas em São Paulo

Entre 18 e 20 de abril, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) realizou o XXIII Curso Nacional de Atualização em Pneumologia (CNAP) e o V Curso Nacional de Atualização em Pneumopediatria (CNPED) no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Com programação diversificada e ambiente propício para o aprendizado e a interação, os cursos bateram recorde de inscrições e alcançaram o objetivo de promover a excelência na prática da Pneumologia e Pneumopediatria, por meio da atualização de conhecimentos e troca de experiências que enriqueceram veteranos e iniciantes na especialidade.

A cerimônia de abertura contou com a participação da presidente da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo; o diretor de comunicação, Waldo Mattos e a diretora de assuntos científicos, Valéria Maria Augusto e o presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), William Salibe Filho.

Na ocasião, Margareth Dalcolmo ressaltou a importância desses cursos para aprimorar a prática clínica e oferecer um melhor cuidado aos pacientes, enquanto Waldo Mattos destacou o papel da SBPT na promoção desses eventos que contribuem para o desenvolvimento profissional dos associados.

O CNAP abordou temáticas como Tuberculose, Distúrbios Respiratórios do Sono, Fibrose Cística, Asma, Tabagismo, DPOC, Doenças Intersticiais, Doenças Raras, Oncologia, entre outras, enquanto o CNPED focou em temas específicos da pneumopediatria, com apresentação de casos clínicos e discussões sobre asma no lactente e pré-escolar, métodos de avaliação da função pulmonar, infecções respiratórias, fibrose cística e pneumonias na comunidade.

Ambos os cursos contaram com palestrantes de diferentes regiões do Brasil, incluindo novos talentos, promovendo assim uma diversidade de perspectivas e experiências. É o caso da Dra. Gabrielle Souza, que se sentiu lisonjeada com a inclusão do seu trabalho sobre interpretação de diretrizes de evidências na programação do CNAP.

O mesmo sentimento foi compartilhado pela Dra. Lívia Bissoli, que se disse muito honrada em estar entre os palestrantes do CNPED 2024. “Foi muito bom compartilhar conhecimento no módulo de oncologia e endoscopia respiratória com uma plateia tão diversificada e ainda dividir a mesa com pessoas que admiro e respeito tanto!”, declarou.

Para a Dra. Lídia Torres, de Ribeirão Preto, “a edição deste ano tem sido uma experiência extremamente enriquecedora, tanto para nós palestrantes quanto para a audiência. “Fomos realmente muito felizes com essa programação. Os palestrantes têm se dedicado ao máximo para trazer as maiores e melhores informações para quem está fazendo o curso.”, enfatizou.

Segundo o Dr. Mauro Gomes, o CNAP é o segundo maior evento da SBPT, ficando atrás apenas do Congresso Brasileiro. “Nesta edição do curso, os participantes tiveram a oportunidade de se atualizar sobre as novas vacinas que serão lançadas no Brasil, como a vacina pneumocócica conjugada de 15 serotipos (PCV15) e a vacina contra o vírus sincicial respiratório. Além disso, houve discussões sobre estratégias para o tratamento de infecções respiratórias, considerando a crescente resistência dos patógenos aos antibióticos. O foco está em melhorar a imunidade do indivíduo para combater essas infecções de forma mais eficaz”, compartilhou. Para ele, o fato do evento se concentrar em uma única sala permite que nenhum assunto relevante seja perdido, garantindo uma imersão completa dos tópicos abordados.

O coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da SBPT, Dr. Paulo Corrêa também apreciou a oportunidade de palestrar no módulo de Tabagismo do CNAP. “Minha aula foi motivada por uma pesquisa realizada com 900 estudantes da UFOP em julho do ano passado, onde perguntamos sobre os hábitos de uso de produtos relacionados ao tabaco e o interesse em deixá-los. Embora pesquisas oficiais não tenham reconhecido o cigarro de tabaco aquecido como um problema, a pesquisa da UFOP reforçou a questão do poliúso de tabaco, com quase 10% dos entrevistados querendo parar de usá-lo”, explicou. 

Além de Paulo, o mesa também contou com a exposição das Dras. Stella Martins e Ana Carla Araújo, que aprofundaram os temas relacionados à anamnese do usuário de vapes, proposta de tratamento farmacológico e os problemas de saúde relacionados ao uso de cigarro de tabaco aquecido.

Para a diretora financeira da SBPT, Dra. Enedina Scuarcialupi, os cursos foram um sucesso. “Inscrições esgotadas nas duas salas, muito feedback positivo, aulas muito prestigiadas e de alto nível científico”, destacou. 

Diversos participantes também compartilharam suas impressões sobre os eventos. Para o baiano Lucas Ferreira, o CNAP é uma excelente oportunidade para se manter atualizado. “A medicina está em constante evolução e é importante que o pneumologista se mantenha atualizado para oferecer o melhor cuidado aos pacientes  e, no meu caso, também replicar o conhecimento para meus alunos”, compartilhou.

A Dra. Julianny Sales destacou o debate sobre a importância da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) na prática clínica, ressaltando que a IA deve ser vista como um aliado e não como um substituto dos pneumologistas. “A IA pode trazer impactos positivos na prática clínica quando utilizada de forma consciente e responsável, auxiliando os profissionais na tomada de decisões e no cuidado dos pacientes”, refletiu.

Para a Dra. Sthefânia Margotto, o curso marcou o seu retorno da licença maternidade. “Depois de uma pausa necessária e responsável em prol dos meus filhos gêmeos, estou de volta, agora pela necessidade e responsabilidade com meus pacientes”, comemorou.

Fernanda Miranda, pneumologista de Goiás, compartilhou sua experiência no 23º Curso Nacional de Atualização em Pneumologia, lembrando que participou da primeira edição do curso e que já atua na área há 26 anos. “O CNAP só cresce a cada ano, é praticamente um congresso de uma sala que proporciona uma imersão profunda em todos os temas relevantes da pneumologia. Eu convido você a fazer parte, se não veio ainda, venha no ano que vem!”, incentivou. 

Além das palestras, os participantes também elogiaram a organização do evento, destacando a eficiência dos totens, a qualidade dos simpósios e até mesmo o café servido durante os intervalos.

O paulista Leonardo Neves expressou máxima satisfação com o evento, com destaque à toda a equipe da SBPT. “Em todas as mesas haviam profissionais excelentes, tudo muito proveitoso nesses três dias aqui! Dos serviços de atendimento e alimentação, a equipe da SBPT foi impecável. Já quero estar no próximo evento com certeza”, celebrou.

No último dia do evento, ainda foi possível celebrar a vitória da saúde respiratória brasileira com a decisão da Anvisa de manter a proibição da comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar no país. “Nós ganhamos uma batalha que foi muito dura na qual a sociedade de pneumologia teve um papel muito presente, nós mandamos pareceres muito robustos para a Anvisa, atuamos em conjunto com as demais entidades de saúde para contribuir não apenas com a consulta pública, mas também com a devida informação para toda a sociedade brasileira”, anunciou Margareth Dalcolmo.

Após três dias intensos, Dr. Waldo Mattos encerrou o curso e lembrou que os conteúdos serão disponibilizados na plataforma de EaD e no app da SBPT. 

“Concluímos com sucesso mais um Curso Nacional de Atualização em Epidemiologia, que neste ano registrou recorde de inscrições, com quase 900 participantes, representando a maior taxa de inscrições na história do evento”, destacou o pneumologista. “A partir de agora, todos os associados poderão acessar todo o conteúdo educacional por meio do site ou do aplicativo móvel. Agradecemos a participação de todos e esperamos que essa nova plataforma EaD contribua significativamente para a sua constante atualização e crescimento profissional até nos encontrarmos novamente no ano que vem”, finalizou.

O XXIII CNAP e o V CNPED promoveram momentos de aprendizado e troca de experiências que fortaleceram a comunidade de especialistas em Pneumologia e Pneumopediatria no Brasil.

Para garantir que todos os participantes tenham acesso ao conteúdo, as aulas gravadas serão disponibilizadas aos inscritos 30 dias após os eventos, permitindo flexibilidade e acesso contínuo ao conhecimento. Além disso, participantes do CNAP terão acesso ao conteúdo online do CNPED, ampliando ainda mais a atualização profissional.

Os certificados de ambos os eventos já estão disponíveis na central: