A Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas (CGDR), do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançou uma chamada para projetos de pesquisas que busquem avaliar testes diagnósticos, biomarcadores, esquemas terapêuticos e novas tecnologias em tuberculose no Brasil.
De acordo com o departamento do MS, essa chamada marca o final da Presidência Pró Tempore do Brasil nos BRICS (grupo de países composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), bem como o compromisso brasileiro no enfrentamento da tuberculose, doença infectocontagiosa de agente único que mais mata no mundo.
Para concorrer à chamada, o projeto de pesquisa precisa ter parceria com pelo menos um dos países do BRICS.
Os projetos deverão abordar pelo menos uma das linhas de pesquisa abaixo:
- Avaliação de testes diagnósticos e biomarcadores para as diversas formas de tuberculose, incluindo a comparação de custo-efetividade com as tecnologias vigentes.
- Avaliação de esquemas terapêuticos para tuberculose que resultem em redução do tempo de tratamento e maior segurança para o paciente.
- Avaliação de tecnologias e/ou estratégias para redução da transmissão do M. tuberculosis em diferentes cenários epidemiológicos.
O prazo para a submissão das propostas é até dia 30 de março de 2020.
Para mais informações, acesse a Chamada na íntegra aqui.
Fonte: Coordenação-geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas – CGDR, Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis – DCCI, Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS, Ministério da Saúde e CNPq.