Fechar

Busca no site:

Especialistas explicam como retornar às atividades presenciais com segurança após a alta da Covid-19

O Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19, da Associação Médica Brasileira (CEM COVID_AMB), vem a público compartilhar com profissionais de saúde e cidadãos o parecer das sociedades de especialidades que o integram sobre os cuidados no retorno às atividades presenciais de pacientes com resolução do quadro agudo da Covid-19, considerando os seguintes aspectos:

1. No presente momento, vivemos uma quarta onda no país de casos de Covid-19, relacionada à alta taxa de transmissibilidade da cepa Ômicron, com uma média móvel de testes positivos de 60.700 e a notificação de 45.501 novos casos em 04/07, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

2. Apesar do aumento significativo de casos da doença, a maioria dos pacientes evolui com quadros leves, sendo observado um baixo número, proporcionalmente ao de casos, de hospitalizações, ocupação de leitos de UTI e óbitos, em função da boa cobertura vacinal. Contudo, permanecem em risco de doença grave os pacientes sem imunização ou imunização incompleta, imunossuprimidos, idosos e portadores de comorbidades de risco.

3. Atualmente, a liberação para o retorno às atividades presencias em pacientes com diagnóstico de Covid-19 foi reduzida para 5 a 7, eventualmente 10 dias, na dependência da presença ou não de sintomas clínicos e/ou da realização ou não de testes de detecção de replicação viral, ocorrendo a alta em nosso país, na maioria dos casos, sem a realização de métodos para a detecção de replicação viral¹.

4. O risco de transmissibilidade do SARS-Cov-2 é estimado na maioria dos pacientes sintomáticos leves em torno de 7 dias após o início dos sintomas, mas pode ocorrer replicação viral persistente, mesmo em casos leves, por até 14 dias².

É mandatório que os pacientes com Covid-19, após a resolução do quadro agudo da doença, sejam liberados para o retorno às atividades escolares, profissionais, sociais e de lazer com a orientação para o uso de máscaras em ambientes fechados ou abertos com aglomeração, por um período adicional até completar 10 dias do início dos sintomas. Em pacientes com persistência de sintomas e/ou imunodeprimidos, esse período poderá ser aumentado, segundo as recomendações do médico assistente.

São Paulo, 5 de julho de 2022.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Centers for Disease Control and Prevention. CDC updates and shortens recommended isolation and quarantine period for general population. December 27, 2021
(https://www.cdc.gov/media/releases/2021/s1227-isolation-quarantine-guidance.html).

2. Boucau J, Marino C, Regan J, Uddin R, Choudhary MC, Flynn JP, et al. Duration of Shedding of Culturable Virus in SARS-CoV-2 Omicron (BA.1) Infection. N Engl J Med 2022; doi: 10.1101/2022.03.01.22271582.

Download do boletim 14/2022 PDF.

Leia todos os boletins do CEM COVID_AMB.

Conheça os membros do CEM COVID_AMB.