Fechar

Busca no site:

Médicos reforçam a importância da inclusão de crianças abaixo de cinco anos no programa de vacinação contra a Covid-19

O Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19 (CEM COVID_AMB), da Associação Médica Brasileira, reforça a importância da inclusão de crianças abaixo de cinco anos no programa de vacinação contra a Covid-19.

No boletim 13/2022, os especialistas demonstraram preocupação diante dos dados divulgados pelo Observatório da Primeira Infância (Observa Infância), coordenado por pesquisadores da Fiocruz. O levantamento identificou o registro diário de duas mortes de crianças menores de cinco anos por Covid-19, desde o início da pandemia.

Segundo o estudo, no ano de 2020, foram registradas 599 mortes. Em 2021, o número aumentou para 840 crianças nesta faixa etária, sendo mais vulneráveis as crianças de 29 dias a um ano de vida.

Segundo a Fiocruz, “os dados preliminares divulgados pelo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde indicam que a média de duas mortes diárias se mantém este ano. Entre janeiro e 13 de junho de 2022, o Brasil registrou um total de 291 mortes por Covid-19 entre crianças menores de cinco anos”.

VACINAÇÃO NO BRASIL

Os dados acima reforçam a importância da inclusão de crianças menores de cinco anos no programa de vacinação contra a Covid-19. A vacinação desta faixa etária já é recomendada em alguns países, como nos Estados Unidos, onde as vacinas da Moderna e da Pfizer para esta faixa etária já foram aprovadas.

Na América Latina, países como Argentina e Chile já recomendam as vacinas Sinopharm e Sinovac, respectivamente, para crianças entre três e cinco anos.

No Brasil, a vacinação desta faixa etária com a vacina da Sinovac está em análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a recomendação final será feita com base em análise rigorosa de estudos clínicos, normas de eficácia e segurança. Os laboratórios Pfizer e Moderna ainda não submeteram seus estudos realizados em crianças a partir de seis meses à Agência.

Os números demonstram a urgência em proteger as crianças menores de 5 anos, especialmente os lactentes menores de um ano de vida.

O CEM COVID_AMB entende que os órgãos públicos envolvidos devam unir esforços para a viabilização da vacinação contra a Covid para essa faixa etária e ressalta ainda a importância de toda a polução completar o esquema vacinal vigente.

O momento em que vivemos demanda a conscientização de todos – a imunização é um gesto de proteção à vida.

São Paulo, 1º de julho de 2022.

 

Download do Boletim 13/2022 CEM_COVID_AMB PDF.

Leia todos os boletins do CEM COVID_AMB.

Conheça os membros do CEM COVID_AMB.