Fechar

Busca no site:

Sobre a flexibilização do uso de máscaras no atual momento da pandemia

O Comitê Extraordinário de Monitoramento COVID-19 da Associação Médica Brasileira, CEM COVID_AMB, vem a público compartilhar com os cidadãos o parecer das sociedades de especialidades que o integram sobre a uso de máscaras no atual momento da pandemia (10/03/2022).

1. No presente momento vivemos um período de queda da média nacional de casos e de óbitos;

2. A circulação do vírus se mostra menor atualmente.

Entretanto, a despeito desse cenário melhor comparado a outros que já vivemos, o CEM COVID_AMB compreende que temos um país de proporções gigantescas e com coberturas vacinais regionais muito díspares e, portanto, precisamos ter cautela quanto à questão do uso opcional de máscaras na prevenção de infecções respiratórias. Com eventuais exceções, a prevenção, de forma geral, incluindo o uso de máscaras, deve ser mantida, com atenção particular aos locais fechados.

É importante que a tomada de decisões nesse sentido seja feita com segurança e que cada Estado ou Município avalie os seus indicadores epidemiológicos e a sua cobertura vacinal.

Aos cidadãos, reforçamos que, além do uso de máscara, é imperioso evitar aglomerações e levar sempre a sério as regras de higienização das mãos, entre outras.

Uma flexibilização indiscriminada pode ampliar os riscos à população, ainda mais à parcela não vacinada ou com esquema incompleto e principalmente os imunocomprometidos.

Relevante chamar atenção para a vacinação infantil, que lamentavelmente permanece com baixa cobertura em algumas regiões. É mister que todos os pais se conscientizem de que o momento requer responsabilidade máxima: imunizar os filhos é gesto de proteção à vida.

São Paulo, 10 de março de 2022.

Clique aqui para fazer download da nota

Leia todos os boletins do CEM COVID_AMB.

Conheça os membros do CEM COVID_AMB.