Fechar

Busca no site:

Sociedades médicas alertam para o aumento de casos de Covid-19

O Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19 da Associação Médica Brasileira (CEM COVID_AMB) reitera e endossa a Nota Técnica (NT) da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) – “Alerta para aumento do número de casos covid-19 e medidas necessárias para o enfrentamento atual”*.

Segue na íntegra a NT da SBI que passa a ser também a posição do CEM COVID_AMB:

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), por meio de seu Comitê Científico de Covid-19 e Infecções Respiratórias (CCCIR) vem alertar para o aumento significativo do número de casos de Covid-19 no Brasil nas últimas semanas, decorrente da circulação da subvariante Ômicron BQ.1 e outras variantes (1). Pelo menos em quatro estados da federação já se verifica com preocupação uma tendência de curva em aceleração importante de casos novos de infecção pelo SARS-CoV-2 quando comparado com o mês anterior (2).

Nesse momento, para reduzir o impacto de um possível cenário futuro de aumento de hospitalização e óbito por Covid-19 são indispensáveis algumas medidas urgentes, a saber:

1. Incrementar as taxas de vacinação de Covid-19, principalmente no que tange as diferentes doses de reforço de primeira geração, a depender da população elegível, que se encontram todas em níveis ainda insatisfatórios nos públicos-alvo;

2. Garantir aquisição de doses suficientes de vacina para imunizar todas as crianças de 6 meses a 5 anos, independente da presença de comorbidades;

3. Promover rapidamente a aprovação e acesso às vacinas de Covid-19 bivalentes de segunda geração, que estão atualmente em análise pela Anvisa;

4. Relembrando a Nota Técnica deste Comitê de 05/10/2022, é essencial que medicações já aprovadas pela Anvisa para o tratamento e prevenção da Covid-19 estejam disponíveis para uso no setor público e privado, medida que ainda não se concretizou, após mais de seis meses da licença para esses fármacos no Brasil (3);

5. Adoção de medidas de prevenção não farmacológicas, como uso de máscaras e distanciamento social, evitando situações de aglomeração principalmente pela população mais vulnerável, como idosos e imunossuprimidos.

O CCCIR e a SBI solicitam ao Ministério da Saúde, à Conitec e à Anvisa atenção especial para as medidas sugeridas acima com brevidade, objetivando otimizar as tecnologias de prevenção e tratamento já disponíveis, colaborando para o enfrentamento da situação atual e reduzindo a chance de um possível impacto futuro de óbitos e superlotação dos serviços de saúde públicos e privados por casos graves de Covid-19.

São Paulo, 11 de novembro de 2022.

*Documento elaborado pelo Comitê Científico de Covid-19 e Infecções Respiratórias da Sociedade Brasileira de Infectologia (CCCIR/SBI) - Gestão 2022-2024. Acesse aqui.

Referências:

1. Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS). Painel Nacional Covid-19. Disponível em https://www.conass.org.br/painelconasscovid19/ (Acesso em 10/11/2022).
2. Brasil – Ministério da Saúde – FioCruz. Boletim Infogripe. Disponível em http://bit.ly/3fXZG62 (Acesso em 10/11/2022).
3. Sociedade Brasileira de Infectologia – Nota Técnica de 05/10/2022. Disponível em infectologia.org.br (Acesso em 10/11/2022).

Leia todos os boletins do CEM COVID_AMB.

Conheça os membros que compõem o CEM COVID_AMB.