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São Paulo e Porto Alegre doam ar para campanha que alerta para doenças respiratórias

Cada quilômetro percorrido será convertido em ‘doação de ar’ para a campanha RespirAção, iniciativa para conscientização da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI).

São Paulo, setembro de 2019 – A cidade de São Paulo (SP) será palco da abertura e do encerramento da Campanha RespirAção, iniciativa da Boehringer Ingelheim com o apoio científico da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS (SPTRS), além da Casa Hunter, Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF), Associação Crônicos do Dia-a-Dia (CDD), Muitos Somos Raros, Yellow® e Rappi®.

O projeto terá três etapas – duas na capital paulista e uma em Porto Alegre (RS) – e tem como principal objetivo reforçar que falta de ar não é normal, aumentando a conscientização sobre as doenças respiratórias e busca pelo diagnóstico preciso e de preferência precoce.

A falta de ar constitui um dos principais sintomas associados a doenças respiratórias crônicas como por exemplo a Doença Pulmonar Respiratória Crônica – DPOC (popularmente conhecida como enfisema pulmonar ou bronquite crônica), que possui alta prevalência na população brasileira, e a Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI), uma doença considerada rara mas que acomete pacientes mais idosos acima de 60 anos.

Como esses cenários crônicos geram um impacto negativo não apenas para os acometidos, mas também a seus familiares e cuidadores, é muito importante alertar para sintomas como falta de ar e/ou tosse crônica, condições que exigem investigação de um médico pneumologista para diagnóstico e tratamento precoces.

A ação na capital paulista ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro, no Parque do Ibirapuera, e no Parque da Marinha, em Porto Alegre (RS), nos dias 5 e 6 de outubro. Os locais terão um circuito com atividades de alongamento, yoga e pilates, que serão ministradas e acompanhadas por monitores e profissionais especializados.

O circuito ainda contará com bicicletas estacionárias, conectadas a um gerador, nas quais os participantes irão pedalar e, ao mesmo tempo, colaborar, para o enchimento de ar de dois pulmões de quatro metros que estarão nas duas capitais, para que, de maneira simbólica, ocorra a “doação de ar”. Um painel digital informará a distância percorrida e a quantidade de “ar doada”.

Durante o período das ações em São Paulo (SP) e em Porto Alegre (RS), a quilometragem registrada pelos usuários servirá como uma fonte geradora de ar para sustentar o pulmão gigante. Cada quilômetro percorrido pelos voluntários contribuirá com 1 litro de ar para inflar um segundo pulmão gigante inflável, de 8 metros de altura, no dia 10 de outubro, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), e ficará exposto no local por alguns dias.

A campanha reúne três elementos essenciais que estão em evidência na rotina de muitos brasileiros: atividade física, tecnologia e mobilidade. Por meio dessas ações, que também serão ampliadas para as plataformas digitais, o objetivo é aumentar a visibilidade e engajamento, e mostrar ao grande público o quão impactante são estas duas doenças pulmonares respiratórias: a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), e a Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI), que exigem diagnóstico e tratamento precoces, possibilitando um controle eficaz da progressão destas doenças e uma melhora da qualidade de vida destes pacientes”.