Fechar

Busca no site:

Pneumologistas brasileiros marcam presença na ATS International Conference 2023

As atividades de pneumologistas da SBPT ganharam notoriedade na Conferência Anual da American Thoracic Society, que aconteceu de 19 a 24/05/2023, em Washington DC. Confira os destaques do evento.

Cerca de 72 congressistas brasileiros participaram da ATS Conference 2023. Na foto, membros da SBPT que participaram do evento
ATS Boot Camp 2023

Em 19 e 20/05/2023, a Dra. Laís Campolina, residente de Pneumologia do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte (MG), participou do ATS Resident Boot Camp 2023, com a supervisão do Diretor de Ensino da SBPT, Dr. Clystenes Soares.

A médica, que também fez parte da Oficina de Acolhimento e Nivelamento de Residentes (SBPT Acolhe) este ano, ajudará a comissão organizadora a estruturar o SBPT Acolhe 2024, que acontecerá no Rio de Janeiro. Em vídeo, ela conta como foi a experiência nos Estados Unidos:

Reunião com a European Respiratory Society (ERS)

Em 20/05/2023, em reunião oficial com a ERS, a SBPT apresentou os projetos em andamento no Brasil, como as parcerias com o Ministério da Saúde, a possibilidade de treinamento de não especialistas na atenção primária, a inclusão de medicação para asma na farmácia popular e a luta pela aprovação da medicação tripla para a fibrose cística no SUS.

Dr. Werner Bill, Diretor Executivo da ERS, Dra. Maria Enedina Scuarcialupi, Diretora Financeira da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo, Presidente da SBPT, Dr. Carlos Robalo Cordeiro, Presidente da ERS, Dra. Monika Gappa, Presidente Eleita da ERS e Dra. Amy Auer, coordenadora de associados da ERS

Atualmente, 853 sócios da SBPT também fazem parte da Sociedade Europeia pelo acordo de associação conjunta. A ERS também informou que o último congresso europeu, em Barcelona, contou com a participação de 343 especialistas brasileiros.

Em 2023, o Congresso Europeu será realizado de 9 a 13 de setembro, em Milão. O Dr. Carlos Robalo convidou os brasileiros para o evento:

Sessão sobre DPOC: os desafios do acesso às medicações e impactos das políticas de saúde pública e privada nas Américas

Em 20/05, a Dra. Margareth Dalcolmo, Presidente da SBPT, moderou a sessão “COPD: the challenges of access to medicines and the impact of public and private health policies in the Americas”, junto ao Presidente anterior da American Thoracic Society, Dr. Juan Carlos Celedón.

O objetivo foi buscar soluções para os impactos da desigualdade social em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, doença muito prevalente e com alta taxa de mortalidade.

O debate teve a participação de especialistas da SBPT, American Thoracic Society (ATS), Canadian Thoracic Society (CTS) e Asociación Latinoamericana de Tórax (ALAT).

O Dr. Frederico Fernandes, representante da SBPT e Presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), apresentou uma pesquisa de sua autoria que demostrou que a DPOC foi condição subjacente ou doença associada em cerca de 6% de todos os óbitos no Brasil entre 2000 e 2019.

Dr. Juan Carlos Celedón, Dra. Francesca Polverino, Dr. Gustavo Zabert, Dra. Margareth Dalcolmo, Dr. Fred Fernandes e Dr. Mohit Bhutani
ATS Women’s Forum

Em 22/05, a ATS organizou um fórum especial para compartilhar experiências de mulheres cientistas. Na ocasião, as palestrantes convidadas foram a Presidente da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo, e a Presidente Eleita da Pan African Thoracic Society, Dra. Refiloe Masekela.

As pneumologistas tiveram a oportunidade de dividir histórias pessoais, inspirações e conselhos para a carreira médica e foram muito aplaudidas na cerimônia.

Reunião com a Asociación Latinoamericana de Tórax (ALAT) 

Em 22/05, a Presidente da SBPT, Dra. Margareth Dalcolmo, e os Diretores da Sociedade, Dra. Maria Enedina Scuarcialupi e Dr. Clystenes Soares, se reuniram com o atual Presidente e o Presidente anterior da ALAT, Dr. Francisco Arancibia e Dr. Gustavo Zabert, respectivamente, para tratar sobre projetos em conjunto entre latinoamericanos.

As Sociedades se comprometeram a trabalhar em um acordo de formalização da cooperação para as atividades atuais e a criar novos projetos em conjunto para oferecer mais benefícios e interatividade para sócios brasileiros membros da ALAT.

Além disso, foi estabelecido que a SBPT indicará um brasileiro para compor o conselho de representantes do MECOR; cederá cinco vagas para residentes indicados pela ALAT no SBPT Acolhe 2024 e participará das diretrizes da ALAT sobre as áreas de DPOC, Asma Grave e Imunização.

Dra. Maria Enedina Scuarcialupi, Diretora Financeira da SBPT, Dr. Gustavo Zabert, Presidente anterior da ALAT, Dra. Margareth Dalcolmo, Presidente da SBPT, Dr. Francisco Arancibia, Presidente da ALAT e Dr. Clystenes Soares, Diretor de Ensino da SBPT
Simpósio “M. Abscessus Complex Pulmonary Disease: Novel Treatment Interventions and Individualized Approach”

Em 23/05, a Dra. Margareth Dalcolmo apresentou a aula “Doença Pulmonar do Complexo M. Abscessus: Novas Intervenções de Tratamento e Abordagem Individualizada”, no Simpósio sobre tuberculose da ATS Conference 2023.

O debate foi importante para revisar dados translacionais e clínicos recentes, incluindo resultados de ensaios clínicos, e fornecer uma perspectiva clínica de ponta de novos desenvolvimentos em estratégias de prevenção, diagnóstico e gerenciamento de doenças pulmonares do complexo Mavium (MAC) e do complexo Mabscessos (MAbsC), bem como bem como de infecções tuberculosas latentes, incipientes e subclínicas e tuberculose multirresistente em vários grupos de pacientes e contextos.

Dra. Margareth Dalcolmo apresentou a aula “M. Abscessus Complex Pulmonary Disease: Novel Treatment Interventions and Individualized Approach” na ATS Conference 2023
Apresentação de trabalho “Visual Scale of Frailty (VS-frailty) as a Diagnostic Tool For Frailty Risk Assessment in Elderly Patients With Moderate to Severe Asthma”

 

Os cientistas brasileiros tiveram destaque na ATS Conference 2023. O Dr. Ricardo Gassmann Figueiredo, Professor de Pneumologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e autor de um trabalho sobre a triagem de fragilidade na asma moderada a grave em idosos, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da mesma instituição, relatou sobre o desenvolvimento do estudo e a troca de experiências no evento.

“Apresentar nosso trabalho no congresso americano ATS 2023 foi uma experiência muito gratificante. Nossa linha de pesquisa sobre asma e fragilidade, idealizada no MECOR, nos trouxe resultados muito interessantes e potencialmente importantes na melhoria do cuidado a idosos portadores de asma moderada a grave.”

“Apesar da forte associação com internações e mortalidade, a fragilidade infelizmente permanece subdiagnosticada na prática clínica. Nosso grupo propõe uma ferramenta simplificada para triagem de fragilidade para pneumologistas. A escala visual VS-frailty apresentou acurácia diagnóstica de 78%, com sensibilidade superior a 90% para escores maior ou igual a 4 e especificidade de 100% para escore maior ou igual a 7, em comparação com a escala de fragilidade de Fried (padrão ouro histórico para fenótipo de fragilidade). Esta ferramenta de simples execução e de baixo custo pode contribuir para ampliar oportunidades diagnósticas desta síndrome, tanto na esfera pública quanto na privada.”

“Tivemos a oportunidade de trocar experiência sobre o tema com grupos de pesquisa de fragilidade americanos, europeus e chineses, criando pontes para colaborações futuras nesta área.”

Dra. Lícia Stanzani, Dra. Berenice Soto-Moncivais, Dr. Fernando Holguin, Dra. Flávia Fernandes e Dr. Ricardo Figueiredo
Dra. Lícia Stanzani e Dr. Ricardo Figueiredo

 

Premiação ATS Abstract Scholarship

Em 22/05, durante a Assembleia de Problemas Clínicos do Congresso da American Thoracic Society 2023, a Dra. Soraya Cordero foi premiada no ATS Abstract Scholarship pelo trabalho “Derivation Of Multidimensional Index For Predicting Progression In Fibrotic Interstitial Lung Diseases And Comparison With Criteria Suggested By INBUILD And ATS/ERS-2022”, que resume os resultados de tese a ser proximamente defendida.

O trabalho incluiu dados de seis centros de referências no Brasil, sob coordenação do Dr. Carlos Alberto Pereira, pneumologista do grupo de Doenças Pulmonares Intersticiais da UNIFESP-EPM.

A SBPT parabeniza a jovem cientista, Dra. Soraya Cordero.