Busca no site:

Assembleia Geral SBPT: gestão 2021-2022 priorizou a ciência e o ensino da Medicina

Em 12 de outubro de 2022, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia realizou sua Assembleia Geral Ordinária, durante o 40º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e 16º Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória, em Campinas (SP).

Estiveram presentes na mesa a Presidente da SBPT (2021-2022), Dra. Irma de Godoy, o Presidente do Conselho Deliberativo e Ex-Presidente da SBPT (gestão 2019-2020), Dr. José Miguel Chatkin, e a Secretária-Geral de 2021-2022, Dra. Clarice Guimarães.

Dr. José Miguel Chatkin

Na abertura da reunião, o Dr. Chatkin fez a leitura da Ata da Assembleia Geral dos Sócios, ocorrida em 14/10/2020, e o Dr. Jamocyr Marinho, membro do Conselho Fiscal SBPT 2021-2022, apresentou o parecer do Conselho.

Dr. Jamocyr Marinho

Na sequência, a Dra. Irma de Godoy se pronunciou sobre as principais atividades conduzidas durante a sua gestão. A Presidente enfatizou os desafios e mudanças de planos em virtude da pandemia, as ações e fortalecimento de parcerias e, principalmente, a compreensão da importância do estímulo à ciência e ao ensino da Pneumologia.

Dra. Irma de Godoy

“Investimos muito nos estudantes de Medicina. Facilitamos e incentivamos o cadastro de Ligas Acadêmicas na Sociedade, elaboramos cursos de formação e nivelamento de residentes de Pneumologia, estamos batalhando para trazer mais jovens para a Comissão de Novas Lideranças e para que a Comissão Científica de Epidemiologia cresça e se desenvolva. Por isso, também providenciamos uma reserva financeira para a elaboração de diretrizes e concedemos bolsas para jovens brasileiros aprenderem e atuarem no MECOR”, listou a Dra. Irma.

Ainda, a Presidente da SBPT esclareceu sobre as ações realizadas em conjunto com a Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e sociedades internacionais. Veja a apresentação na íntegra aqui.

Na sequência, o Dr. Murilo Guimarães, Presidente da Comissão Eleitoral, anunciou os resultados das eleições realizadas em 2022:

– A Diretoria eleita para o biênio 2025-2026 foi a chapa “SBPT Adiante”, única inscrita, presidida pelo Dr. Ricardo Amorim Corrêa.

– A equipe da Comissão Científica de Câncer de Pulmão 2023-2024, coordenada pelo Dr. Gustavo Prado.

– A sede do 42º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, que será em Natal (RN), e a Presidente do evento, Dra. Suzianne Lima.

Dr. Murilo Guimarães

A Presidente Eleita para a gestão de 2023-2024, Dra. Margareth Dalcolmo, emocionou a plateia com seu discurso de posse, dedicando a fala aos entes queridos vítimas da Covid-19 e mencionando os contrapontos da tragédia pandêmica. “É nas crises que as ideias surgem e o ser humano consegue criar soluções. O aumento da visibilidade da Pneumologia foi importante e, como consequência, observamos o aumento da procura pela Residência na nossa área”.

A pneumologista contou sobre a sua trajetória de mais de 40 anos como associada, “desde os jacarandás floridos em Porto Alegre” (em referência à unificação da Federação Brasileira de Tuberculose e Doenças Respiratórias e Sociedade Brasileira de Pneumologia, em 1978) e expôs os objetivos da gestão, entre eles, aproximar as Sociedades Estaduais e olhar criticamente para a formação do médico e para a necessidade de uniformização do ensino da Medicina.

A Dra. Margareth Dalcolmo assumirá a Presidência da SBPT em 1º de janeiro de 2023.

Por fim, o Dr. Chatkin encerrou a Assembleia enfatizando a honra para a SBPT de termos três Diretores membros de Academias Científicas, a Dra. Margareth Dalcolmo, membro da Academia Nacional de Medicina, Dr. Ricardo Amorim Corrêa, membro da Academia Mineira de Medicina e o próprio Dr. José Miguel Chatkin, membro da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina.

Diretorias unidas: Dra. Margareth Dalcolmo, Dr. José Miguel Chatkin, Dra. Irma de Godoy, Dra. Clarice Guimarães, Dra. Jaquelina Ota, Dr. Paulo Dalcin, Dr. Fabrício Valois e Dr. Bruno Baldi

Assista à Assembleia na íntegra pelo YouTube.