Fechar

Busca no site:

Dia Mundial do Sono: veja as últimas diretrizes de apneia obstrutiva do sono

Pouco antes do Dia Mundial do Sono (15 de março), o Journal of Clinical Sleep Medicine publicou a última diretriz americana de tratamento da apneia obstrutiva do sono (AOS) em adultos.

No artigo Treatment of Adult Obstructive Sleep Apnea with Positive Airway Pressure: An American Academy of Sleep Medicine Clinical Practice Guideline¹ os autores recomendam o uso de terapia de pressão positiva na via aérea superior para a apneia obstrutiva do sono, especialmente nos casos de sonolência diurna excessiva.

Ainda de acordo com o texto, a terapia pode ser iniciada em casa, com dispositivo de pressão positiva automático (APAP ou auto-CPAP), ou em laboratório, com especialistas em Medicina do Sono.

Além disso, os cientistas lembram que eficiência do tratamento e a adesão dos pacientes depende de ações educativas e de monitoramento contínuo dos resultados.

Dia Mundial do Sono

O Dia Mundial do Sono é uma data proposta pela World Sleep Society desde 2008 como uma oportunidade de informar a população sobre os distúrbios do sono e promover mais saúde e qualidade de vida. Este ano, o tema é “dormir bem para envelhecer com saúde”.

O pneumologista é um dos especialistas habilitados para pesquisar a Medicina do Sono e trabalhar suas diversas áreas, especialmente para reconhecer os distúrbios respiratórios do sono, diagnosticá-los e tratá-los com precisão.

Os médicos também podem aproveitar a data para se atualizarem. A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia está com inscrições abertas para o Curso de Medicina do Sono, com etapas online e presenciais.


¹ Patil SP, Ayappa IA, Caples SM, Kimoff RJ, Patel SR, Harrod CG. Treatment of adult obstructive sleep apnea with positive airway pressure: an American Academy of Sleep Medicine clinical practice guideline. J Clin Sleep Med. 2019;15(2):335–343.