Fechar

Busca no site:

Margareth Dalcolmo é a nova imortal da Academia Nacional de Medicina

Em 11/08/2022, a Academia Nacional de Medicina (ANM) elegeu três novos membros: a pneumologista e Presidente Eleita da SBPT para 2023-2024, Dra. Margareth Dalcolmo, o otorrinolaringologista, Dr. Jair de Carvalho e Castro, e o epidemiologista, Dr. Roberto de Andrade Medronho.

Dalcolmo foi eleita para a cadeira de número 12 da seção de Medicina. Atualmente, a pneumologista é a quinta mulher a fazer parte da Academia. Apenas sete mulheres já pertenceram à história da instituição, desde a sua fundação, em 1829.

Além de Presidente Eleita da SBPT, a Dra. Margareth Dalcolmo é pesquisadora sênior da Fiocruz, referência nacional e internacional no estudo sobre doenças infectocontagiosas e considerada uma das personalidades do ano em 2020, devido ao trabalho no combate à pandemia no Brasil.

A pesquisadora tem mais de 100 artigos científicos publicados e lançou o livro “Um tempo para não esquecer – A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde“, em dezembro de 2021.

A Dra. Margareth Dalcolmo será Presidente da SBPT em 2023 e 2024.
ANM

O objetivo da Academia Nacional de Medicina é contribuir para o estudo, discussão e desenvolvimento das práticas da Medicina Clínica, Cirurgia e Ciência.

A instituição também presta consultorias públicas sobre questões de saúde e de educação médica. Os membros se reúnem toda quinta-feira, às 18h em sessão aberta ao público. Saiba mais no site da AMN.

Fontes: Fiocruz e O Globo.