A noite de abertura do XIV Congresso Brasileiro de Asma, XI Congresso Brasileiro de DPOC e Tabagismo e VIII Congresso Baiano de Pneumologia e Tisiologia, realizada nesta quarta-feira (20/08), no Centro de Convenções de Salvador, foi marcada por emoção, homenagens e inovações. Com auditório lotado, a solenidade reuniu representantes do Ministério da Saúde, sociedades médicas parceiras locais e estrangeiras, pesquisadores, residentes, estudantes e profissionais de todas as regiões do Brasil e do mundo.
“Este congresso é mais que um evento científico. É um espaço de construção coletiva, de fortalecimento da nossa comunidade e, acima de tudo, de compromisso com o paciente respiratório brasileiro. Que cada participante aproveite ao máximo as atividades e leve esse conhecimento para transformar vidas”, destacou o presidente da SBPT, Dr. Ricardo de Amorim Corrêa, ao abrir a solenidade.
Entre os principais anúncios realizados, destacou-se o Chat SBPT, ferramenta inédita de apoio científico e educacional. “Deseja organizar seus estudos ou consultar situações práticas? O Chat SBPT funciona como tutor, estruturando o conhecimento de maneira clara e confiável, baseado em evidências científicas e nos documentos oficiais da SBPT. É uma inovação que irá evoluir com o uso de cada um de vocês”, explicou Ricardo de Amorim Corrêa.
Desenvolvido com a curadoria científica da SBPT, o recurso — já disponível no site e no aplicativo da entidade — oferece respostas rápidas e confiáveis para dúvidas clínicas, além de organizar conteúdos de estudo em formatos como resumos, aulas e mapas conceituais.
O presidente também anunciou novas frentes estratégicas da sociedade: a segunda etapa do projeto TeleResp, que prevê a doação de espirômetros e treinamento de equipes da Atenção Primária, e a proposta encaminhada ao Ministério da Saúde para ampliar o acesso a combinações farmacológicas essenciais no tratamento de asma e DPOC. “Nosso compromisso é garantir não apenas o diagnóstico, mas também o acesso ao tratamento. Não podemos permitir que pacientes esperem mais de um ano por medicamentos de primeira linha”, frisou.
Além disso, Ricardo de Amorim Corrêa relatou a negociação entre SBPT, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), visando ampliar a atuação da Sociedade também nos congressos regionais de saúde. “Esses encontros têm grande alcance e representam espaços perfeitos para levarmos as ações da SBPT justamente onde elas são mais necessárias”, afirmou.
E ressaltou ainda o compromisso da SBPT com as novas gerações: “Estamos investindo nas ligas acadêmicas e, neste congresso, realizamos a 1a oficina especialmente dedicada às ligas de Pneumologia, além de fortalecer o programa de acolhimento aos residentes e aproximar a sociedade da graduação. Esse movimento é fudamental para a formação de nossos futuros especialistas”, ressaltou.
Outro destaque foi a conquista do Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP), que alcançou fator de impacto 3 em 2024. “Este resultado nos coloca entre as principais revistas de pneumologia do mundo e é fruto do trabalho incansável de todos que acreditam na ciência brasileira”, comemorou o presidente da SBPT, agradecendo à editora-chefe do JBP, Márcia Pizzichini ,e à equipe editorial.
Os demais componentes da mesa de abertura também ressaltaram a alegria de participar deste encontro. “É com grande satisfação que damos início a esta edição, que já alcançou resultados significativos”, afirmou a Dra. Fernanda Mello, Diretora de Assuntos Científicos da SBPT. Ela destacou ainda a expressiva participação dos especialistas: “O número de inscritos ultrapassou 1.350, com cerca de 450 trabalhos científicos aprovados na programação, além de palestras, mesas-redondas, cursos e oficinas”, sublinhou.
A diretora de comunicação da SBPT e presidente da Sociedade de Pneumologia da Bahia (SPBA), Dra. Fernanda Aguiar, reforçou o orgulho da realização do evento em seu estado: “É uma alegria testemunhar este encontro tão aguardado e almejado. A Pneumologia da Bahia é forte, consistente, com uma bela história construída por nossos mestres, que continua sendo escrita no presente e será perpetuada pelas futuras gerações”, compartilhou.
Por fim, o presidente do Congresso, Dr. Octávio Messeder, destacou o papel científico e cultural do evento. “Este congresso é um marco para a programação da Sociedade Baiana e oferece uma oportunidade de atualização aprofundada, especialmente diante dos desafios do tabagismo e da crescente ameaça do cigarro eletrônico entre os jovens”, apontou.
Em seguida, prestou homenagem póstuma ao grande amigo e colega de profissão, o Dr. Jorge Pereira Silva.
“Este evento não teria sido possível sem o empenho e entusiasmo do Dr. Jorge. Ele enfrentou dúvidas e ceticismo, mas, com sua determinação, nos convenceu da viabilidade do congresso. É com grande honra que o declaro patrono deste encontro”, relatou emocionado.
Além do Dr, Jorge, também foram homenageados os professores e doutores Paulo Augusto Moreira Camargos e José Manuel Janssen. “Suas contribuições permanecem vivas na história da SBPT e na memória de todos nós. A eles, nossa eterna gratidão e respeito”, finalizou Ricardo de Amorim Corrêa.
Com ampla participação de estudantes, residentes e especialistas, além do lançamento de iniciativas estratégicas, o congresso reafirma seu papel como um dos mais relevantes espaços de atualização científica e de fortalecimento da pneumologia brasileira.