Fechar

Busca no site:

SBPT participa de celebração que marca o primeiro ano da incorporação do Trikafta ao SUS

 

Nesta quarta-feira (30/07), o presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Dr. Ricardo de Amorim Corrêa, participou da cerimônia que marcou o primeiro ano da incorporação do medicamento Trikafta ao Sistema Único de Saúde (SUS). Realizado no Hospital da Criança de Brasília (HCB), o evento reuniu representantes do poder público, profissionais de saúde, pacientes, familiares e instituições parceiras na luta contra a fibrose cística no Brasil.

Na ocasião, Amorim Corrêa reforçou o compromisso da SBPT com a qualificação da assistência respiratória em todo o território nacional. Em sua fala, destacou o impacto clínico e social da disponibilização do Trikafta no SUS, classificando o medicamento como um marco no tratamento da fibrose cística.

“Hoje, eu quero falar sobre esperança, mas também sobre fatos. Quero falar sobre a diferença entre sobreviver e viver de verdade. Para milhares de brasileiros com fibrose cística, essa diferença tem um nome: Trikafta”, afirmou.

O presidente lembrou ainda que a SBPT teve um grande papel nessa incorporação, iniciada na última gestão, presidida pela Dra. Margareth Dalcolmo, que se empenhou pessoalmente nesta empreitada.

Agora, é o momento de avançarmos rumo à expansão da indicação para tratar precocemente crianças com fibrose cística, de 2 a 6 anos de idade, e, assim, evitar danos e complicações pulmonares e de outros órgãos, conforme comprovado pelo FDA e vários países europeus”, complementou.

Segundo o presidente da SBPT, o Trikafta representa um avanço científico e terapêutico ao atuar diretamente na causa genética da fibrose cística. “Pela primeira vez, temos um medicamento que atua na causa raiz da doença. E o mais impactante é o seu alcance: estima-se que o Trikafta seja eficaz para cerca de 90% da população com fibrose cística, incluindo aqueles com a mutação mais comum, a Delta F508”, observou.

O pneumologista também enfatizou o papel da SBPT como entidade científica comprometida com a atualização médica e a defesa da qualidade do cuidado aos pacientes com doenças respiratórias.

“Estamos ao lado dos pacientes, apoiando-os em sua jornada. Estamos ativamente representando essa causa junto aos gestores de saúde, levando evidências e mostrando o impacto real desta terapia. E, fundamentalmente, estamos comprometidos com a educação médica continuada, garantindo que nossos colegas em todo o país reconheçam a magnitude deste avanço e estejam preparados para oferecer o melhor tratamento possível”, concluiu.

Para fechar sua participação, o presidente da SBPT apresentou a nova campanha nacional sobre saúde pulmonar, lançada oficialmente ontem (29/07), em São Paulo, intitulada “A Vida Está no Ar”.

A iniciativa visa ampliar o reconhecimento sobre a importância da função respiratória e estimular o diagnóstico precoce de doenças pulmonares, reforçando o papel da prevenção e do cuidado contínuo com a saúde respiratória.