Entre os dias 1º e 3 de maio de 2025, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) promoveu, no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro, o XXIV Curso Nacional de Atualização em Pneumologia (CNAP) e o VI Curso Nacional de Atualização em Pneumologia Pediátrica (CNAPED). Os eventos reuniram cerca de 800 profissionais da saúde de diferentes regiões do país, incluindo pneumologistas, pediatras, residentes, professores e médicos da atenção primária, em uma programação científica abrangente, atualizada e com foco na qualificação contínua da prática clínica.
Dividida em módulos temáticos, a programação do CNAP abordou desde doenças prevalentes, como asma e DPOC, até condições mais complexas, como fibrose cística, doenças intersticiais e doenças raras. Também houve espaço para temas como ventilação mecânica, distúrbios do sono, função pulmonar, doenças ambientais e ocupacionais, além de atualizações em oncologia, infecções respiratórias e tuberculose. O CNAPED, por sua vez, adotou uma abordagem prática e interativa voltada ao atendimento pediátrico. Oficinas, simulações e discussões clínicas refletiram a realidade dos profissionais que atuam com crianças em diferentes contextos do país.
A cerimônia de abertura do CNAP contou com a participação do presidente da SBPT, Dr. Ricardo de Amorim Corrêa, que destacou a importância da atualização médica e da troca de experiências. “A riqueza deste encontro está na troca e na atualização que podemos levar para nossas práticas clínicas diárias”, destacou. Ao lado dele, também discursaram a Dra. Fernanda Carvalho de Queiroz Mello, diretora científica da SBPT, e o Dr. Carlos Leonardo Carvalho Pessôa, da SOPTERJ, que reforçaram o papel da colaboração entre sociedades regionais e nacionais no fortalecimento da pneumologia brasileira.
Um dos destaques desta edição foi o II Curso de Asma e DPOC para a Atenção Primária, realizado no dia 3 de maio. Com foco em médicos generalistas, principalmente do estado do Rio de Janeiro, o curso buscou promover uma interação direta entre especialistas e profissionais da linha de frente, priorizando soluções práticas para os principais gargalos no atendimento respiratório.
Ricardo Amorim celebrou a iniciativa, destacando o número expressivo de inscritos e o fortalecimento do programa de capacitação prática da sociedade. “Tivemos 648 inscritos nos dois cursos principais, mais 127 no curso de atenção primária e a presença marcante do SBPT ACOLHE, nosso acolhimento ao residente de Pneumologia. Estamos formando a nova e futura geração de pneumologistas que vai assumir os cuidados com os pacientes e também com a SBPT”, afirmou.
A superintendente de Atenção Primária do Estado do Rio de Janeiro, Dra. Alene Armada, reforçou o impacto dessa integração com os municípios, afirmando que a troca com os especialistas agrega valor à assistência prestada na ponta e fortalece a resolutividade do SUS. “Essa interação entre especialistas e médicos da atenção primária vai se traduzir em mais resolutividade e qualidade para a vida dos pacientes. Diagnóstico precoce, rastreio e estratificação de risco são fundamentais”, avaliou.
Na ocasião, o coordenador da Comissão Científica de Asma da SBPT, Dr. Emilio Pizzichini, aproveitou o momento para refletir sobre o cenário atual da doença no Brasil, bem como a comemoração do Dia Mundial da Asma, celebrado em 6 de maio. “A asma é uma condição extremamente prevalente no país e ainda enfrentamos obstáculos no acesso à medicação inalatória. Além disso, precisamos reduzir o uso indiscriminado de corticoides orais. O caminho é a educação — do paciente e dos profissionais”, enfatizou.
A tuberculose também apareceu como foco de duas importantes apresentações no CNAP. O Dr. Marcelo Fouad abordou a importância da triagem em candidatos a transplante, lembrando que o risco de infecção por tuberculose é significativamente elevado nesses pacientes. “Essa é uma infecção que precisa ser investigada já na triagem para o transplante — seja de rim, fígado, pulmão ou coração. Com exames adequados e tratamento da infecção latente, conseguimos reduzir em até 65% o risco de tuberculose após o transplante”, alertou.
Já a Dra. Margareth Dalcolmo, uma das maiores referências nacionais no tema, ampliou a discussão ao apresentar as novas diretrizes brasileiras para profilaxia da tuberculose em pacientes que utilizam imunobiológicos. “Estamos diante de um cenário delicado, com milhares
de pessoas usando imunobiológicos no Brasil. Neste evento, compartilhei as recomendações atualizadas para essa população. Os conteúdos aqui oferecidos são do mais alto nível. É fundamental que todos estejam atentos a esse tema urgente”, frisou.
O sentimento de pertencimento e valorização profissional também esteve presente durante todo o evento entre os participantes. Para o pneumologista Dr. Mauricio Leme, “o CNAP é um evento excelente para quem quer se atualizar. A programação contempla os temas mais relevantes da especialidade, e o melhor: tudo em uma única sala. É um prazer fazer parte dessa sociedade. Muito orgulho”, elogiou.
No campo da pneumologia pediátrica, a coordenadora do Departamento de Pneumologia Pediátrica da SBPT, Dra. Magali Santos Lumertz, celebrou a qualidade dos debates promovidos no CNAPED. “A troca de experiências clínicas, o foco em simulações e o engajamento dos profissionais mostraram o quanto iniciativas como essa são essenciais para qualificar o cuidado respiratório infantil.”, compartilhou.
Ao final dos três dias de programação, a diretora de comunicação da SBPT, Dra. Fernanda Batista resumiu o sentimento geral dos congressistas. “O curso foi incrível, reuniu muita gente bacana, uma programação show e foi um momento de muita troca de energia e alegria no Rio de Janeiro”, concluiu.
Mais do que um espaço para atualização técnica, o CNAP e o CNAPED 2025 reforçaram seu papel como ambientes de conexão, formação e inspiração. E é assim, entre ciência e prática, que a pneumologia brasileira segue respirando um futuro mais integrado, preparado e promissor.
Para acessar fotos do evento clique aqui e para baixar o seu certificado de participação acesse a Central de Certificados da SBPT.
Com o encerramento desta edição, a SBPT já se prepara para os próximos eventos, incluindo o XIV Congresso Brasileiro de Asma, XI Congressos Brasileiros de DPOC e Tabagismo e o VIII Congresso de Pneumologia da Bahia, que acontecem de 20 a 23 de agosto de 2025, no Centro de Convenções de Salvador/BA. Uma nova oportunidade de se atualizar, reencontrar colegas e fortalecer ainda mais os laços da nossa comunidade científica.
Para mais informações, acesse: https://sbpt.org.br/sbpt2025/.