Nos dias 20 e 21 de novembro de 2024, a cidade de Manaus foi palco do Pneumo Conecta, um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) que contou com a participação de especialistas, residentes e profissionais da saúde interessados em expandir conhecimentos e práticas na área respiratória. Com todas as vagas disponíveis esgotadas, o evento firmou-se como um importante espaço de atualização e troca de experiências no calendário de eventos em saúde.
Realizado no auditório do Hospital Universitário Getúlio Vargas de Manaus, o encontro trouxe uma programação robusta e interativa, abordando temas atuais e relevantes, como Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), reabilitação pulmonar, tuberculose (TB) e doença pós-TB, doenças tropicais e suas repercussões pulmonares e hipertensão pulmonar, além de discussões tabagismo e vacinas em pneumologia.
“É muito gratificante estarmos em Manaus com a Sociedade de Pneumologia local promovendo o Pneumo Conecta. Vivemos discussões intensas sobre temas importantes como as vacinas, destacando sua importância na prevenção de infecções, e também sobre a DPOC, onde trouxemos uma visão otimista sobre o manejo e as possibilidades terapêuticas atuais. Certamente, o evento foi um marco que abrirá portas para outras oportunidades como esta na região”, destacou o diretor de ensino da SBPT, Dr. Clystenes Odyr Soares.
Para a pneumologista Maria do Socorro Lucena, ex-presidente da Associação Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica (AAPCT), o evento foi uma experiência fantástica, tanto pela qualidade dos palestrantes quanto pela relevância dos temas abordados.
Ela enfatizou a importância da participação de residentes, alunos e pneumologistas locais para o alcance dos objetivos do simpósio. “A presença de tantos palestrantes experientes e de nossos profissionais locais foi essencial para o sucesso do evento. Tivemos uma excelente oportunidade de aprendizado e atualização em vários assuntos. Agradecemos à diretoria da SBPT pelo esforço e dedicação para que tudo isso se tornasse possível”, compartilhou.
De acordo com o presidente eleito da SBPT para o biênio 2025-2026, Dr. Ricardo Amorim Corrêa , o evento também reforçou a importância de fundamentos básicos, mesmo em meio à era das inovações. “Estamos vendo muita inovação, tecnologia chegando tanto para diagnóstico quanto para tratamento. Mas queria lembrar aos alunos e residentes que a ciência evolui rápido, com muita informação, e é essencial voltar ao básico da semiologia. Como professor de semiologia, destaco que, na anamnese e no exame físico, precisamos estar atentos aos diversos componentes do sistema respiratório que podem causar sintomas. Esses fundamentos continuam sendo indispensáveis”, frisou.
Já a diretora financeira da SBPT e futura coordenadora da Comissão de Tabagismo da SBPT, Dra. Enedina Scuarcialupi chamou atenção para os impactos do tabagismo e o papel educativo do evento. “Tivemos uma conversa muito esclarecedora sobre os riscos dos cigarros eletrônicos e do tabagismo, discutindo como ajudar as pessoas a cessarem esse vício e trazerem mais saúde para si e para o meio ambiente. O tabagismo afeta a todos, e esse evento foi essencial para ampliar essa conscientização”, enalteceu.
O diretor de comunicação da SBPT, Dr. Waldo Mattos destacou ainda o impacto do evento na atualização clínica, especialmente no que se refere à Asma. “Discutimos as complexidades no diagnóstico da asma e a importância de equilibrar sensibilidade e especificidade no uso de métodos como a espirometria. Também falamos sobre as escolhas terapêuticas no manejo da asma grave, ressaltando como os imunobiológicos são fundamentais para pacientes que apresentam insensibilidade ao corticoide inalatório. Precisamos garantir que esses pacientes tenham qualidade de vida e um controle completo da doença.”, reiterou.
Por fim, o Dr. Marcus Lacerda lembrou, com muita emoção, a contribuição da Dra. Margareth Dalcolmo durante a pandemia: “Eu encontrei na Margareth uma pessoa que nunca tinha me visto, que não conhecia nossa infraestrutura, mas enxergou ciência no trabalho que fizemos sobre cloroquina na COVID-19. Ela fez com que todos entendessem que não éramos pesquisadores politiqueiros, mas cientistas. Sou eternamente grato a ela por tudo que fez por mim e pelo Amazonas”, concluiu.
É inegável que o Pneumo Conecta se estabelece como mais um importante evento promovido pela SBPT, com a missão de levar capacitação e desenvolvimento aos profissionais de saúde em todo o Brasil, fortalecendo o atendimento aos pacientes e a pesquisa científica na área respiratória.
Para conferir a agenda dos próximos eventos e continuar acompanhando as iniciativas da SBPT, visite o nosso site oficial, redes sociais e tenha tudo na palma da mão por meio do nosso app!