Fechar

Busca no site:

SBPT realiza o II Curso Nacional de Cuidados Paliativos em Pneumologia de 2023

Nos dias 10 e 11 de novembro, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) reuniu mais de 50 participantes, de todo o país, para as aulas presenciais do II Curso Nacional de Cuidados Paliativos em Pneumologia, realizado no Centro de Treinamento da SBPT, em Brasília.

Voltado para pneumologistas, intensivistas, cirurgiões e demais interessados na temática, o curso teve como objetivo capacitar os profissionais na assistência aos pacientes com doenças pulmonares avançadas e em fim de vida, considerando a individualidade para um atendimento integral e humanizado que proporcione qualidade de vida e dignidade de morte.

De acordo com a coordenadora do curso,  Dra. Lícia Zanol, as aulas promoveram a intersecção necessária entre as doenças pulmonares avançadas e a assistência de cuidados paliativos, oportunizando o debate e o compartilhamento de experiências, casos e dúvidas.

“Nesse sentido, o apoio da Academia Nacional de Cuidados Paliativos foi fundamental, com a participação de alunos e palestrantes paliativistas, além dos pneumologistas, que puderam trocar experiências e, também, adquirir novos conhecimentos para serem adotados em seus respectivos trabalhos e, consequentemente, no relacionamento com o paciente”, explicou Zanol. 

Para isso, as aulas abordaram os aspectos gerais dos cuidados paliativos e a interface com a pneumologia, incluindo o manejo da dispnéia incapacitante e de sintomas respiratórios; Controle de sintomas gerais em Doença Pulmonar Avançada e o papel da equipe multidisciplinar; Estratégias de comunicação difícil em saúde; Discussão de casos para compreender os cuidados paliativos na prática; entre outros temas.

Com o tema “Cuidados Paliativos: o que, como, quando e por quê”, a diretora de comunicação da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Dra. Erika Lara, destacou  a importância da educação continuada para os profissionais de saúde, como esta iniciativa da SBPT em promover o II Curso de CP em Pneumologia a importância da reabilitação para o tratamento da doença pulmonar avançada desde o “jardim da infância e reforçou a importância da parceria da SBPT e ANCP”.

“A atividade física é extremamente importante para os pacientes que enfrentam doenças pulmonares. Ao cuidar de atletas, observamos que aqueles que mantêm uma boa massa muscular, lidam de maneira mais eficaz com a doença, experimentando melhorias não apenas em seu estado físico, mas também nos aspectos emocionais e espirituais. Por isso, acredito que a reabilitação pulmonar deve ser realizada desde o “jardim da infância”, destacou.

Já o coordenador da comissão de infecções respiratórias da SBPT, Dr. José Tadeu Colarea, falou sobre os cuidados no controle de infecções em pacientes com doença pulmonar avançada. Entre os tópicos trabalhados, destacam-se indicações e esquemas para infecções e as dificuldades na interrupção do tratamento mesmo nos quadros em final de vida.

Por fim, o Dr. Pedro Medeiros abordou um dos aspectos mais difíceis na abordagem de pacientes com doenças pulmonares avançadas e em fim de vida: a comunicação. Durante a aula, o especialista destacou a importância da escuta ativa e do vínculo empático, apresentando protocolos orientadores. Além disso, discutiu aspectos essenciais da Bioética Clínica como o respeito à autonomia, ao profissionalismo e à prudência quanto às tomadas de decisão no processo de fase final de vida.

Para o Dr. Paulo Feitosa, o curso de Cuidados Paliativos foi excelente e contou com forte participação dos alunos. “Todas as aulas foram muito interessantes, muito bem ministradas, e a participação do público foi extremamente interessante. Eu nunca participei de um curso com uma participação do público tão efetiva quanto neste. Esse é um conhecimento novo e é muito bom que os pneumologistas estejam se apropriando dele”, comemorou.