O projeto “Avaliação Da Atuação Da Equipe Multidisciplinar Na Educação Sexual E Orientação Sobre Comportamentos De Risco Para Pessoas Com Fibrose Cística: Um Questionário Nacional” quer ouvir profissionais da saúde que acompanham pacientes com fibrose cística.
O questionário é anônimo e leva cerca de 10 minutos.
A pesquisa foi desenvolvida por Vitória Vieira, médica residente em Clínica Médica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, para o trabalho de conclusão do Curso de Pós-Graduação em Clínica Médica da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde. A pesquisadora está sendo orientada pela pneumologista Dra. Flávia Fonseca Fernandes.
“O aumento da expectativa de vida das pessoas vivendo com fbrose cística faz com que seja extremamente relevante a abordagem de tópicos referentes a comportamentos de risco e sexualidade, visando prevenir agravos e orientar adequadamente o paciente sobre situações de formação de família. Nesse contexto, gostaríamos de contar com sua participação ao responder o questionário, bem como ajudar na divulgação”, solicitam as cientistas.
Entre os objetivos do projeto estão:
- Avaliar como os profissionais de saúde abordam e acompanham os pacientes com fibrose cística, com enfoque nos temas sobre sexualidade e comportamentos de risco.
- Verificar se há diferença na abordagem dos temas estudados de acordo com área de atuação do profissional de saúde.
- Constatar se há diferença na abordagem dos temas estudados de acordo com tempo de atuação com a população diagnosticada com fibrose cística.
- Avaliar se há diferença na abordagem dos temas estudados de acordo com a quantidade de pacientes com fibrose cística em acompanhamento.
O questionário ficará disponível de 15/07/2023 a 15/09/2023.
Ressalta-se que as respostas são anônimas, após o aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Não serão coletadas informações sobre local de atuação, instituição, cidade ou qualquer outro dado.
As perguntas poderão ser acessadas antes da assinatura do TCLE, se o participante assim desejar, através do link disponível no próprio TCLE e também aqui.
Ainda, é possível deixar de responder questões sem a necessidade de justificativa e/ou desistir da participação na pesquisa a qualquer momento.