Fechar

Busca no site:

Pesquisadores identificam um preditor de risco para Apneia Obstrutiva do Sono em pacientes candidatos à cirurgia bariátrica

No artigo original, “Predição de risco para o prognóstico de Apneia Obstrutiva do Sono em pacientes encaminhados para cirurgia bariátrica“, publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP), pesquisadores apontaram que a pontuação da relação cintura/quadril (RCQ) pode ser o melhor preditor de risco de apneia obstrutiva do sono (AOS) moderada a grave em pacientes em pré-operatório de cirurgia bariátrica.

O estudo prospectivo de observação foi feito com 46 pacientes em uma clínica privada em São Paulo (SP). Apesar do tamanho amostral pequeno, os pesquisadores fizeram uma ampla avaliação de todos os parâmetros polissonográficos, não apenas aqueles relacionados a eventos respiratórios durante o sono.

Os pacientes foram submetidos a exames físicos para avaliar as características antropométricas, estado geral de saúde e comorbidades. Além disso, foram revisados os históricos médicos de ultrassonografia abdominal completa.

Por meio da curva ROC (Característica de Operação do Receptor), os autores observaram que o grupo cuja pontuação da relação cintura/quadril (RCQ) foi de 0,95 ou acima e com três vezes maior probabilidade de aumento da RCQ, teve risco aumentado de apneia obstrutiva do sono de intensidade moderada a grave.

Os autores observaram, ainda, que a AOS é fortemente associada à adiposidade visceral, sendo que ambas as condições são muito prevalentes e relacionadas a complicações cardiovasculares e metabólicas.

“Este achado tem importância clínica, uma vez que pode ser facilmente aplicado na triagem de pacientes e tem um baixo custo. Convido-os a ler o artigo na íntegra”, declarou a primeira autora, Dra. Adriana Fontes Hora.

Referência

Hora AF, et al. Risk prediction for Obstructive Sleep Apnea prognostic in Obese patients referred for bariatric surgery. J Bras Pneumol. 2022.