Fechar

Busca no site:

Estudo demonstra as diferenças de contexto do manejo da asma nas Américas do Sul, Central e do Norte

Em artigo de revisão assinado por autores de quatro sociedades médicas: SBPT, Asociación Latinoamericana de Tórax (ALAT), American Thoracic Society (ATS) e Canadian Thoracic Society (CTS), os cientistas pretenderam mostrar o atual panorama das desigualdades socioeconômicas, políticas de saúde e acesso aos tratamentos da asma.

A pesquisa “Asthma in the Americas: An Update: A Joint Perspective from the Brazilian Thoracic Society, Canadian Thoracic Society, Latin American Thoracic Society, and American Thoracic Society” foi publicada no ATS Journals. Os pneumologistas brasileiros que contribuíram foram a Dra. Márcia Pizzichini e o Dr. Diego Brandenburg.

Os autores avaliaram a epidemiologia da asma e os fatores de risco em 35 nações do continente americano e sugeriram iniciativas futuras para o controle da asma na região. Entre elas, a avaliação padronizada e periódica da carga de asma; a realização de estudos longitudinais em larga escala; a disponibilidade e maior abrangência de dados ambientais, raciais e étnicos e a implementação de diretrizes de manejo da asma para todo o espectro de gravidade da doença.

“A pesquisa auxilia no desenvolvimento de iniciativas de controle da asma, levando em conta as diferenças no desenvolvimento socioeconômico e nos sistemas de saúde do continente”, destacou a Dra. Márcia Pizzichini.

“Este artigo demonstrou o quanto a asma é uma doença heterogênea em um continente heterogêneo. Ter conhecimento dessas diferenças permite um entendimento mais abrangente sobre a asma, instiga investigadores a buscar ainda mais conhecimentos sobre a doença e oferece uma base para discussão de políticas públicas regionais e globais”, complementa o Dr. Diego Brandenburg.

Confira o artigo:

FORNO, Erick, et al. Asthma in the Americas: An Update: A Joint Perspective from the Brazilian Thoracic Society, Canadian Thoracic Society, Latin American Thoracic Society, and American Thoracic Society. ATS Journals. 2022;19(4). https://doi.org/10.1513/AnnalsATS.202109-1068CME.