Fechar

Busca no site:

5 de maio: Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar

Mais de 2 milhões de brasileiros convivem com hipertensão pulmonar. Destes, cerca de 100.000 pacientes têm hipertensão arterial pulmonar e requerem tratamento específico, seja medicamentoso ou cirúrgico.

No Brasil, há uma população particular de hipertensão arterial pulmonar, com a doença associada à esquistossomose. Essa modalidade é rara no hemisfério norte e os principais estudos sobre essa condição foram realizados no Brasil.

A doença é altamente prevalente no Nordeste e aflige o Sudeste por conta de hábitos migratórios. Esta é a terceira causa de HAP no Brasil (atrás de idiopática e da doença associada à colagenoses).

Outra forma de HP que ganha importância é a hipertensão pulmonar tromboembólica crônica, que requer avaliação do seu potencial cirúrgico, porque pode ser curável.

Desafios a serem vencidos para a abordagem de HP no Brasil:

1) Melhorar o acesso dos pacientes aos métodos confirmatórios diagnósticos, principalmente ao cateterismo cardíaco direito.
2) Possibilitar acesso aos pacientes à novas drogas para o tratamento de HAP.
3) Aumentar a quantidade de centros aptos a realizar o tratamento cirúrgico de hipertensão pulmonar tromboembólica crônica.

Fonte: Comissão Científica de Circulação Pulmonar da SBPT.


Mais informações:

Dia Mundial da HP: como diagnosticar a doença?
World PH Day.