Leia a posição oficial do Conselho Federal de Medicina sobre a pandemia de COVID‐19: contexto, análise de medidas e recomendações, divulgada em 17/03/2020.
CFM sugere utilização da telemedicina, em caráter excepcional, devido à COVID-19
Em carta ao Exmo. Ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta, o Presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro, reconhece a possibilidade e a eticidade da utilização de telemedicina, em caráter de excepcionalidade, enquanto durar a batalha de combate ao contágio da COVID-19.
O objetivo é incentivar que se cumpra as recomendações de isolamento social da Organização Mundial de Saúde, sempre que possível, protegendo a saúde dos médicos e pacientes.
Aos empregadores dos profissionais da saúde, o CFM orienta “instituir horários de descanso e oferecer serviços que facilitem a vida dos profissionais, como alimentação, fornecimento de roupas de trabalho, salas de repouso e instalações com chuveiros e facilidades para a higienização corporal ao entrar e ao sair dos plantões, por exemplo”.
“Da mesma forma, devem ser acessíveis à toda a equipe de saúde e usuários da unidade, materiais necessários à proteção individual, como máscaras, luvas, aventais, óculos, bem como materiais de proteção especial para procedimentos invasivos como máscaras N95 e filtros de ar”, completa.
Fonte: Portal CFM.