Leia as recomendações da SBPT com relação à coleta de materiais, elaboradas pela Diretoria SBPT, Departamento de Endoscopia Respiratória e Comissão de Infecções.
- A coleta de amostras das vias aéreas superiores através de swabs nasofaríngeo e orofaríngeos é o método primário e preferido para o diagnóstico.
- Recomenda-se a coleta de amostras respiratórias na suspeita de COVID-19, independentemente do tempo de início dos sintomas.
- A coleta induzida de escarro NÃO é recomendada.
- A broncoscopia para coleta de material de vias aéreas inferiores não está indicada em pacientes com suspeita diagnóstica ou com diagnóstico confirmado de COVID 19 e só deve ser considerada em pacientes intubados, se as amostras respiratórias superiores forem negativas, ou se considerar outro diagnóstico que mudar significativamente o manejo clínico.
- A coleta alternativa de amostras respiratórias nos pacientes intubados pode incluir aspirados traqueais e lavagem alveolar não broncoscópica.
- Somente pessoal essencial deve estar presente ao realizar qualquer coleta de amostra.
- Idealmente, todo pessoal presente deve usar um respirador purificador de ar ou máscara N-95, bem como óculos protetores e avental descartável.
- Alertar a equipe do laboratório sobre o processamento e teste de amostras COVID-19.
- Pedir avaliação para influenza e o vírus sincicial respiratório, bem como outros patógenos respiratórios e diagnósticos adicionais, conforme indicado clinicamente.
- Diretrizes para isolamento respiratório e de contato devem ser seguidas em todos os casos conhecidos ou suspeitos de infecções por COVID-19.
Informações adicionais podem ser obtidas em:
https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/lab/guidelines-clinical-specimens.html
Comissão de Infecções
Departamento de Endoscopia Respiratória
Diretoria da SBPT, biênio 2019-2020.