O governo chinês informou quais são os principais sintomas, alterações laboratoriais e condutas adotadas nos casos de coronavírus.
Informações sobre o vírus:
Tempo de Incubação: 3-7 dias. Máximo 14 dias.
Transmissão: gotículas
Precaução: aerossol e contato
Vulneráveis: idosos e com comorbidades prévias.
Sintomas clássicos: febre + adinamia + tosse seca.
Poucos apresentam coriza, obstrução nasal, rinorreia e sintomas gastrointestinais. Os portadores da forma grave evoluem com dispneia após uma semana.
As formas muito graves evoluem com insuficiência respiratória aguda, choque séptico, acidose metabólica e coagulopatias.
Digno de nota: as formas graves e muito graves podem apresentar febre baixa ou ausente. Parcela dos pacientes apresentam febre baixa, adinamia, sem clínica de pneumonia e melhora em 1 semana.
Presume-se um bom prognóstico para a maioria dos pacientes, as crianças tendem a apresentar as formas mais leves, e os óbitos estão mais relacionados aos idosos e com comorbidades prévias, especial atenção aos imunodeprimidos.
Alterações laboratoriais: leucócitos aumentados ou diminuídos e linfopenia na fase inicial. Parte dos pacientes apresentaram aumento de TGO e CKMB. A maioria dos pacientes tiveram PCR e hematócrito aumentados, procalcitonina normal e os pacientes graves, apresentaram aumento do D-dímero e diminuição dos linfócitos perivasculares.
Radiografia de tórax: pequenas opacidades e alterações parenquimatosas, que evoluem para aspecto de vidro fosco, congestão pulmonar. Nas formas graves podem apresentar consolidações. Poucos apresentam derrame pleural.
Classificação:
> Clássica:
Febre + sintomas de ivas + RX sugestivo de pneumonia
> Grave:
FR>30 + Sato2 <93% + P/F <300
> Muito grave:
Ventilação mecânica invasiva + choque + disfunção orgânica. Rápida evolução para CIVD
Isolamento dos pacientes:
1- Suspeita: isolamento em quarto individual.
2- Confirmados por teste rápido (15 minutos): podem estar em uma enfermaria conjunta.
Prevenção adotado na China:
1- Fora de casa: descartar as máscaras de 4/4 horas independente do tipo (cirúrgica ou N95).
2- Dentro de casa: usar máscara cirúrgica ou N95 até ficar úmida ou suja, após, desprezar em uma sacola plástica e borrifar álcool 75% dentro da sacola antes de fechar. Cada pessoa deve estar em um quarto separado, com janela de preferência, abrir as janelas por 30 minutos e deixar ventilar 2x ao dia. Isolar em casa por 15 dias.