Fechar

Busca no site:

Intensidade da hipoxemia na apneia do sono pode determinar o risco de mortalidade por doença cardiovascular

Estudo sugere que a intensidade da baixa oxigenação no sangue (hipoxemia) durante o sono é o indicador mais eficaz para prever o risco de mortalidade por complicações cardiovasculares derivadas da apneia obstrutiva do sono.

Autores norte-americanos de um artigo publicado no European Heart Journal¹ avaliaram dados de dois estudos epidemiológicos dos Estados Unidos e mostraram que é possível antecipar o risco de mortalidade por doenças cardiovasculares em adultos com mais de 40 anos por meio da intensidade de hipoxemia relacionada à apneia obstrutiva do sono.

Um dos estudos avaliados foi a Osteoporotic Fractures in Men Study (MrOS) Sleep Study², cuja proposta foi medir a carga hipóxica de 2.743 homens, considerando a duração e o grau de dessaturação relacionada a um evento de apneia ou hipopneia.

O segundo estudo analisado foi o Sleep Heart Health Study (SHHS)³, com 5.804 participantes. 

Em ambos os estudos, os indivíduos com maior carga hipóxica foram relacionados à maior mortalidade cardiovascular, independentemente de fatores de risco, como idade, peso, índice de apneia e hipopneia e doenças cardiovasculares prévias.

Curvas de sobrevida ajustadas para mortalidade cardiovascular em todas as categorias da carga hipóxica em MrOS – European Heart Journal, ehy624¹

O reconhecimento da Medicina do Sono tem crescido à medida em que a informação sobre as consequências dos distúrbios respiratórios do sono está cada vez mais acessível e pode ser compartilhada.

Pensando nisso, a SBPT disponibiliza o Curso de Medicina do Sono para ensinar as melhores práticas de diagnóstico e manejo do paciente com apneia obstrutiva do sono, hipoventilação da obesidade, entre outros mais de 80 distúrbios do sono.

O curso é voltado para médicos sócios cuja especialidade seja reconhecida pela AMB como área relacionada à Medicina do Sono. O curso inclui etapa EAD e módulo presencial no Centro de Treinamento SBPT, em Brasília, com prática de laudos de polissonografia e poligrafia, teste das múltiplas latências do sono, manejo de dispositivo de pressão positiva e discussão de casos clínicos.

Aproveite! São só 60 vagas: http://sbpt.org.br/medicinadosono2019/.


Referência

¹Ali Azarbarzin, Scott A Sands, Katie L Stone, Luigi Taranto-Montemurro, Ludovico Messineo, Philip I Terrill, Sonia Ancoli-Israel, Kristine Ensrud, Shaun Purcell, David P White, Susan Redline, Andrew Wellman; The hypoxic burden of sleep apnoea predicts cardiovascular disease-related mortality: the Osteoporotic Fractures in Men Study and the Sleep Heart Health Study, European Heart Journal, ehy624, https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehy624

Imagem: katemangostar / Freepik.