Fechar

Busca no site:

Sucesso de público, o II Workshop ProPulmão 360 apresenta plataforma para profissionais da Bahia

Com a presença de mais de 100 médicos de todas as especialidades envolvidas no tratamento e diagnóstico do câncer de pulmão, o II Workshop ProPulmão 360 propôs o debate sobre o uso da tecnologia na prevenção de doenças pulmonares.

Professores e debatedores do evento PróPulmão

Um dos destaques foi a presença do convidado internacional Dr. Samuel Aguayo, Diretor Médico e de Pesquisa responsável pelo programa de Rastreamento do Câncer de Pulmão no Phoenix Veterans Affairs Health Care System, dos Estados Unidos. Suas aulas abordaram o processo de expansão do programa de screening e formas de identificar e ajudar fumantes de alto risco para doenças respiratórias e cardíacas.

Na foto, o Dr Samuel Aguayo, responsável pela expansão do rastreamento do câncer de pulmão no Veterans Affairs Health System, com os Drs. Arthur Accioly, Ricardo Sales, Igor Lemos e Petrucio Sarmento.

Apresentação

O workshop levou aos médicos a plataforma digital criada para integrar informações dos pacientes, laboratórios, médicos e centros de referência em um único lugar. Dessa forma é possível aplicar inteligência artificial e telemedicina para emitir suspeitas diagnósticas e gerar encaminhamentos aos especialistas baseados nas informações coletadas.

Todos esses esforços são para mudar a realidade trágica do câncer de pulmão no Brasil, onde 90% dos casos são diagnosticados tardiamente, levando 65% dos pacientes a óbito ainda no primeiro ano de tratamento.

“O cruzamento das informações científicas com os dados do paciente permitirá que o sistema indique possíveis diagnósticos do caso. Obviamente a avaliação final é do médico. A tecnologia não deve substituir o parecer do especialista, mas é uma ferramenta digital para auxiliar na avaliação”, explica Ricardo Sales dos Santos, doutor em cirurgia torácica do hospital Albert Einstein e idealizador do projeto.

Foram mais de 40 aulas em dois dias de evento, com a presença de mais de 50 referências brasileiras no combate ao câncer, além de convidados internacionais.

Atualização científica

O primeiro dia do Workshop contou com a participação do Coronel Marcelo Moreno, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Referência mundial na investigação de acidentes com aeronaves, o Coronel trouxe a palestra “Como evitar erros em sistemas complexos”, aproximando a rotina da aviação à médica.

Além dele, os médicos Ricardo Sales dos Santos e Carlos Henrique Pedrotti apresentaram as palestras “Linha de cuidado digital para o pulmão” e “Uso de telemedicina em linhas de cuidado”, respectivamente.

O segundo dia do II Workshop ProPulmão360 foi iniciado com o painel “Experiência – Rastreamento do Câncer de Pulmão, Tabagismo e Risco Cardíaco”, trazendo uma série de debates e uma visão ampla dos programas de rastreamento, seguido pelos painéis “Experiência – Diagnóstico e intervenção em câncer de pulmão”, “Câncer de Pulmão na era da imunoterapia e terapias-alvo” e dos Simpósios dos parceiros.

A empresa Boehringer apresentou o simpósio “Nintedanibe após a 1ª linha de tratamento de adenocarcinoma de pulmão avançado”, proferido pelo Dr. Fernando Nunes Galvão de Oliveira, enquanto o Grupo DASA, representado pelo Dr. Cristovam Scapulatempo, trouxe o simpósio “Papel da biópsia liquida no diagnóstico e classificação molecular dos carcinomas pulmonares”.

A tarde foi iniciada pelo Simpósio SDS (Screening, Disease Tracking & Survivorship) Healthline, com as aulas do convidado internacional Dr. Samuel Aguayo, seguido pelos painéis “Follow up em câncer de pulmão”, “Tratamento do tumor localmente acançado” e “Meet the professor – discussão de casos”.

Finalizando o evento, ocorreram os painéis “Oncologia torácica expert to expert”, abordando primeiramente CPNPC sem alvo molecular e após CPNPC com alvo molecular.

O workshop ainda contou com a realização de duas salas simultâneas, com conferências que abordaram o papel da mídia e das redes sociais na oncologia, casos clínicos, cirurgia torácica robótica e imunoterapia.

Quem somos

A Plataforma Propulmão é uma iniciativa de médicos e profissionais da saúde que tem como missão prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de pulmão por meio de ações de educação, conscientização e discussão sobre os cuidados necessários para o pulmão, com a tecnologia digital aliada aos médicos. Nesta etapa, os especialistas buscam ampliar o protocolo de rastreamento, testado com sucesso no Brasil desde 2016.

A equipe é coordenada pelo médico Ricardo Sales dos Santos, cirurgião torácico do hospital Albert Einstein, e composta por mais de 50 especialistas que atuam nos principais centros médicos do país, na área da medicina respiratória clínica e cirúrgica.

Grupo multidisciplinar conta com pneumologistas, cirurgiões torácicos, radio-oncologistas e oncologistas clínicos.

Conheça a plataforma

Profissionais da rede iTórax, em parceria com empresas de tecnologia digital e da telemedicina do hospital Israelita Albert Einstein, construíram projeto piloto que busca integrar informações dos pacientes, laboratórios, médicos e centros de referência em uma única plataforma. O software ePro360, por meio de inteligência artificial e telemedicina, também emite suspeitas diagnósticas e gera encaminhamentos aos especialistas baseados nas informações coletadas de forma estruturada.

A plataforma já está aberta para o cadastro de médicos com registro profissional válido no território nacional e pacientes. Ambos podem se inscrever e testar a plataforma de maneiras distintas e gratuitamente no endereço: www.propulmao.com.br.