Data
04 a 08 de agosto de 2018

Local
Centro de Convenções de Goiânia

Palestrantes
Mais de 200 palestrantes, entre convidados nacionais e internacionais

Home mensagem do presidente

O Congresso Brasileiro de Pneumologia é um dos maiores congressos relacionados às doenças respiratórias do mundo. É o maior da América Latina e todo o hemisfério sul. Com um público interessado em inovações científicas e palestrantes conceituados no âmbito nacional e internacional, é indubitavelmente o evento mais grandioso da SBPT, que ao longo de seus 80 anos vem contribuindo para a história da Pneumologia brasileira. Apesar dessa pujança e sucesso dos eventos anteriores, entendemos que é preciso inovar. Por isso, vamos modificar toda a estrutura da grade científica do Congresso 2018, a fim de torná-la mais dinâmica e interativa. Entre as mudanças estão os cursos intensivos no primeiro dia do evento, com estações práticas em asma, DPOC, doenças intersticiais, sono e ventilação mecânica. Teremos, ainda, 18 sessões com temas desafiadores, conduzidos por dois debatedores e ampla participação do público, além de temas multidisciplinares, com a participação de especialistas de outras áreas que fazem interface com a Pneumologia. O horário dos simpósios satélites foi alterado para o final do dia, seguido de um grande happy hour para um verdadeiro congraçamento entre participantes e apoiadores do evento. Essas mudanças foram pensadas e planejadas de acordo com as tendências dos congressos internacionais, considerando as particularidades do nosso país. A cidade sede, Goiânia, é uma capital moderna e ao mesmo tempo acolhedora, com uma rede hoteleira nova e próxima ao centro de convenções, o que facilita muito a participação dos congressistas. A gastronomia da cidade é muito rica e variada. Tudo isso, aliado ao empenho e entusiasmo da comissão organizadora, garantem um grande congresso.

Te esperamos em Goiânia.

Dr. Marcelo F. Rabahi
Presidente dos Congressos

Dr. Fernando Lundgren
Presidente da SBPT

Inscreva-se saiba por que você não deve perder

Inscrições / Reembolsos / Cancelamentos

A inscrição no evento poderá ser transferida para outros profissionais, desde que:

1.1.a – As categorias sejam iguais;

1.1.b – Se categorias diferentes, somente se o valor da inscrição da categoria que irá receber o crédito for menor;

1.2. – Transferências efetuadas para categorias de menor valor, não haverá devolução da diferença;

1.3. – O não comparecimento ao evento não gera crédito junto a SBPT e não será reembolsável;

1.4. – O cancelamento da inscrição no evento somente será aceito se solicitado até quinze (15) dias antes do início do evento, sendo formalizado por carta ou e-mail para a SBPT;

1.5. – O reembolso do cancelamento da inscrição terá uma retenção de 50% (cinquenta por cento), a título de taxa de administração, desde que observado o item 1.4;

1.6. – O reembolso será realizado em até trinta dias após o término do congresso;

1.7. – Após o prazo estipulado para solicitação de cancelamento/desistência, não haverá reembolso;

1.8. – Não há reembolso para a inscrição que foi efetuada em categoria errada;

1.9. – A inscrição ao qual seja contemplada em pacotes de empresas, para reembolso solicitado pelo congressista, será tratada conforme os itens anteriores;

1.10. – Não serão emitidos recibos individuais para inscrições feitas através de pacotes pela indústria farmacêutica;

1.11. – Para inscrições realizadas até 04/07/2018 o congressista terá direito, no ato da inscrição, a escolha de 01 Curso Intensivo (não pagos) gratuitamente*;

1.12. – Após 04/07/2018 poderá haver troca de curso pré congresso, desde que tenham vagas nos respectivos cursos;

1.13. – Não serão aceitas trocas de curso pré congresso no local do evento, somente se solicitado até 5 dias antes do congresso, através de e-mail para a SBPT;

1.14. – Inscrições feitas em duplicidade, serão reembolsadas, se comprovadas, em até 15 dias após a realização do Congresso;

1.15. – O não comparecimento ao Congresso por motivo de força maior e caso fortuito que não dependa da SBPT, como por exemplo: atrasos aeroportuários e rodoviários, fortes chuvas ou outros desastres naturais, as inscrições não serão reembolsáveis;

* Sujeito a vagas.

 

Nota de Empenho

– Não será aceita Nota de Empenho para inscrição.

 

 Válido até 31/05/2018
 Vencimento: data de inscrição + 2 dias
 Forma de pagamento: boleto e cartão
Um curso intensivo: gratuito para uma inscrição paga

 Categoria

 Sócio

 Não sócio

 Médico

R$ 750,00

R$ 1.000,00

 Médico residente

R$ 250,00

R$ 300,00

 Estudante de graduação*

R$ 200,00

 Pós graduando*

R$ 250,00

 Profissional de saúde não médico

R$ 550,00

  Acadêmico participante de Liga de Pneumologia (cadastrada na SBPT)

Gratuito

* (envio de declaração comprobatória)

 

 Válido de 01/06/2018 a 04/07/2018
 Vencimento: data de inscrição + 1 dia
 Forma de pagamento: boleto e cartão
Um curso intensivo: gratuito para uma inscrição paga

 Categoria

 Sócio

 Não sócio

 Médico

R$ 800,00

R$ 1.050,00

 Médico residente

R$ 300,00

R$ 350,00

 Estudante de graduação*

R$ 200,00

 Pós graduando*

R$ 300,00

 Profissional de saúde não médico

R$ 600,00

 Acadêmico participante de Liga de Pneumologia (cadastrada na SBPT)

Gratuito

 

 Válido de 04/07/2018 até o dia do evento
 Vencimento:  no mesmo dia
 Forma de pagamento: cartão de crédito

 Categoria

 Sócio

 Não sócio

 Médico

R$ 850,00

R$ 1.100,00

 Médico residente

R$ 350,00

R$ 400,00

 Estudante de graduação*

R$ 250,00

 Pós graduando*

R$ 350,00

Profissional de saúde não médico

R$ 650,00

 Acadêmicos da Liga (cadastradas na SBPT)

Gratuito

 

Formas de pagamento

Não há parcelamento do valor da inscrição.

 

Programação veja aqui toda a programação do evento

Em breve a programação preliminar.

Cursos Intensivos

Cursos

Parte prática

Estação

Vagas

Inscrição

Valores

Asma
Fenótipos / Feno
01
50
01 inscrição gratuita até o dia 04/07/2018
R$ 200,00
(após o dia 04/07)
Função pulmonar
02
Termosplatia brônquica
03
Diagnóstico da fibrose cística (Teste do suor)
04
Prick Test (Teste de alergia)
05
Ventilação Mecânica
Ajustes básicos do ventilador
01
100
01 inscrição gratuita até o dia 04/07/2018
 R$ 200,00
(após o dia 04/07)
Identificando o problema através da curva dos ventiladores
02
Ajuste de módulos avançados
03
Caso clínico: SARA
04
Caso clínico: doenças obstrutiva
05
Doenças Intersticiais Pulmonares (curso pago – este curso acontecerá nas dependências do HC – UFG)
Função pulmonar: difusão
01
50
R$ 200,00
Transplante
02
Testes de caminhada
03
Criobiopsia
04
Radiologia
05
Patologia
06
DPOC
Oxigenoterapia
01
50
01 inscrição gratuita até o dia 04/07/2018
 R$ 200,00
(após o dia 04/07)
Pletismografia
02
Dispositivos inalatórios / Válvula tratamento endoscópico
03
Reabilitação
04
Ventilação não invasiva na DPOC
05
Imagem
400
01 inscrição gratuita até o dia 04/07/2018
R$ 200,00
(após o dia 04/07)
Emergências respiratórias
300
01 inscrição gratuita até o dia 04/07/2018 R$ 200,00
(após o dia 04/07)
Sono
01 inscrição gratuita até o dia 04/07/2018
R$ 200,00
(após o dia 04/07)
Epidemiologia
01 inscrição gratuita até o dia 04/07/2018
R$ 200,00
(após o dia 04/07)

Curso Intensivo (pago)

Patrocinadores parceiros e incentivadores

Trabalhos

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

1 – Os trabalhos deverão ser encaminhados exclusivamente através da página eletrônica do congresso: sbpt.org.br/sbpt2018.

2 – Para se cadastrar você deverá informar um e-mail e cadastrar uma senha. Através deles, você terá acesso a uma área restrita e segura que lhe permitirá enviar os seus trabalhos científicos e gerar a sua inscrição.

3 – Preencha os seus dados com atenção, pois serão a base para a publicação dos trabalhos científicos e para a confirmação da sua inscrição no evento. Os nomes de coautores de trabalhos cadastrados no sistema serão publicados da mesma forma que forem inseridos. Os coautores também deverão ser cadastrados com os nomes completos. O CPF e/ou número do passaporte (autores estrangeiros) são também de preenchimento obrigatório.

4 – Certifique-se de que o e-mail informado no cadastro esteja correto, pois todas as informações relativas ao evento serão enviadas através dele.

5 – Prazo limite para o envio dos trabalhos: 15 de Março de 2018.

6 –  A comissão científica manterá a comunicação apenas com o responsável pelo envio do resumo através do seu e-mail.

7 –  Os resumos com informações incompletas não serão aceitos.

8 – Os trabalhos deverão ser classificados pelos próprios autores em uma das seguintes áreas temáticas:

09 –  Os trabalhos científicos deverão seguir as seguintes normas:

a) O texto deverá der digitado no formulário eletrônico, contendo no máximo 3.000 caracteres, excluindo título do trabalho, nome(s) do(s) Autor(es) e Instituição de origem;

b) Será permitido somente um autor principal mais sete (07) coautores participantes do trabalho, totalizando oito pessoas.

c) O autor principal (quem está enviando e cadastrando o trabalho), poderá enviar até 10 (dez) temas livres.

d) O corpo do mesmo deverá ser dividido em seções com os títulos “Introdução”, “Objetivos”, “Métodos”, “Resultados” e “Conclusões”. Trabalhos sem resultados claramente descritos (ex.: “resultados serão discutidos no Congresso”) não serão aceitos;

e) As referências bibliográficas não devem ser inseridas no texto;

f) Relato de Caso deverá conter as sessões Introdução, Relato do Caso, Discussão.

g) O Sistema de Envio Eletrônico de Temas Livres não permite anexar vídeo e nem imagens;

h) O sistema também não permite a criação de tabelas ou figuras.

i) Ao completar o envio do resumo, será gerado o boleto bancário do congressista que está inscrevendo o trabalho. A aprovação e aceitação serão condicionadas ao pagamento da inscrição no Congresso;

j) O autor principal será informado da eventual aprovação do trabalho e da forma de apresentação (pôster ou apresentação oral), através de correio eletrônico, enviada em tempo hábil.

k) Todos os resumos enviados devem ser em língua portuguesa. Resumos em outro idioma serão rejeitados.

10 – As normas de apresentação são as seguintes:

10.1 Pôster – O trabalho deverá ser apresentado em data e local previamente informado, com a presença mínima do primeiro autor. O tempo de exposição será de dez minutos.  Dois debatedores designados pela Comissão Científica do Congresso discutirão os trabalhos expostos por cinco minutos.

10.1.1 – Cada pôster científico deve consistir em quatro elementos-chave:

10.1.2 – O tamanho máximo do cartaz é de 1,20cm (altura) x 90cm (largura);

10.1.3 – O pôster deve estar situado horizontalmente (paisagem).

10.1.4 – Para imprimir facilmente, crie seu cartaz no Microsoft PowerPoint e configure para o tamanho de papel desejado (a maioria usa 1m x 2m).

10.1.5 – Todo pôster incluirá um pequeno rótulo (cerca de oito centímetros do topo do cartaz) com o número atribuído. Esteja ciente disso quando você determinar o tamanho do seu cartaz.

10.1.6 – Não coloque nenhum logótipo comercial no poster.

10.1.7 – O material deve ser legível a partir de distâncias de 3 metros ou mais. Utilize fonte Arial, tamanho 22.

10.1.8 – Faça todo o texto em negrito (de preferência estilo de bloco) em um fundo claro, de preferência branco.

10.1.9 – Escreva o conteúdo do seu cartaz de forma tão concisa quanto possível. Gráficos, desenhos e ilustrações devem ser semelhante àqueles que você usaria em slides.

10.1.10 – Evite usar linhas ou letras muito finas, pois estas são mais difíceis de ver a distância.

10.1.11 – Seu cartaz deve ser auto explicativo para que você esteja livre para complementar a informação e discutir os pontos levantados pelos avaliadores.

10.1.12 – Você deve estar junto ao seu cartaz na data e hora designadas para responder as questões dos avaliadores.

10.1.13 –  Esteja preparado para discutir seu cartaz de forma concisa em 5 a 10 minutos.

10.1.14 – Por favor, não deixe sua área até a sessão terminar.

10.1.15 – Se você tiver mais de um cartaz para apresentar no mesmo dia, você é responsável por atribuir um coautor a apresentar conforme necessário.

10.1.16 – A comissão de Apresentações e Prêmios Científicos, lembra que a ausência para sua apresentação, uma vez que você tenha feito este compromisso, pode resultar na retirada de qualquer pedido de participação ano seguinte.  Se você achar que não pode comparecer devido a uma situação de emergência e você não consegue um coautor para fazer a apresentação em seu lugar, avise-nos imediatamente.

10.1.17 – Os cartazes devem ser exibidos durante todo o dia, de acordo com o agendamento que lhe for informado.

10.1.18 – Os cartazes devem ser montados às 08:00h no Área de Exposição de Pôster.

10.1.19 – Os cartazes devem permanecer exibidos até 17:00h do dia marcado para a exposição e retirados prontamente ao final do dia, no horário mencionado acima.

10.2 – Apresentação Oral – alguns pôsteres serão selecionados pela Comissão Científica para apresentação oral. Estes deverão ser apresentados pelo autor principal ou um dos coautores e serão submetidos à discussão da plateia.

Obs: A decisão sobre a forma de apresentação caberá exclusivamente à Comissão Científica.

11 – Sistema de avaliação:

  1. – A comissão científica será integrada por membros da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia com experiência em pesquisas científicas.
  2. – Para a aceitação e apresentação de um trabalho a comissão científica avaliará os seguintes pontos:
  3. – Qualidade do resumo: Será avaliado se, ao ler o resumo, o leitor compreende facilmente o que motivou a realização do trabalho de pesquisa ou a apresentação do caso clínico, como o estudo foi feito ou a abordagem do paciente, quais foram os resultados deles e por que eles desenham essas conclusões.
  4. – Originalidade: Será avaliado se o trabalho de pesquisa ou o caso clínico aborda aspectos que são novos ou mal referenciado na literatura científica, embora o tema geral tenha sido bem estudado.
  5. – Qualidade metodológica: Será avaliado se o projeto e as técnicas utilizadas no trabalho de pesquisa foram apropriados para chegar a conclusões sólidas, ou o caso clínico foi abordado adequadamente.
  6. – Transcendência: Será avaliado se os resultados do trabalho de pesquisa constituem um avanço no conhecimento científico, ou o caso clínico deixa um ensinamento que dificilmente poderia ter sido adquirido por outras fontes de informação.
  7. – Apresentação: Será avaliado se o autor descreveu claramente o trabalho de pesquisa ou o caso clínico e respondeu de forma adequada às perguntas feitas.

12 – Decisões para a aceitação e apresentação dos trabalhos, bem como para a concessão dos prêmios:

–  serão tomadas por maioria absoluta (mais de 50%) dos votos dos membros do Comitê em sessão conjunta de todos os membros.

–  quando a sessão conjunta discutir um trabalho no qual um dos membros do Comitê é coautor, o último não participara da avaliação.

13 – Para que um trabalho em que um dos membros do Comitê participe como coautor possa vir a receber prêmio, a decisão deve ser tomada por unanimidade (100%) do resto dos membros do Comitê.

14 – Confidencialidade:

– Os dados pessoais registados serão estritamente confidenciais

ATENÇÃO:

  1. Durante o cadastramento é obrigatória a digitação do nome completo dos autores e coautores dos trabalhos, bem como dos demais dados a serem encaminhados. Isto evitará incorreções dos mesmos e duplicidade no índice dos ANAIS DO CONGRESSO.
  2. Antes de acessar o sistema de Envio de Trabalho, confirme com todos os autores e coautores envolvidos os seus nomes completos (e se eles estão compatíveis com qualquer cadastro já efetuado em nosso sistema). Faça o mesmo para o endereço do autor principal.

Prova de Título

Em breve.

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Local do Evento mapa de localização e endereço

Centro de Convenções de Goiânia/GO

Rua 4, 1400 – Setor Central
Goiânia – GO
74025-020

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