Fechar

Busca no site:

FDA aprova vacina para Vírus Sincicial Respiratório

A US Food and Drug Administration (FDA) aprovou a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para pessoas com mais de 60 anos de idade. Esta foi a primeira vez que uma vacina para VSR é aprovada por um órgão de saúde no mundo¹.

Dados de ensaios clínicos de fase III da empresa farmacêutica GSK, publicados no The New England Journal of Medicine, mostraram que a vacina reduziu em 82,6% o risco de pessoas com 60 anos ou mais desenvolverem doença do trato respiratório inferior por VSR e, em 94,1%, o risco de desenvolver doença grave².

As infecções por Vírus Sincicial Respiratório costumam se manifestar nos períodos de outono e inverno. Inicialmente, os sintomas se assemelham aos de um resfriado comum: coriza, tosse, febre e mal-estar. Porém, a doença pode atingir o trato respiratório inferior e afetar bronquíolos, alvéolos e pulmões, evoluindo para uma bronquiolite ou pneumonia, por exemplo.

Nos idosos, em crianças menores de dois anos e em pessoas com comorbidades, o risco de a infecção ser fatal é maior, especialmente se o idoso tiver diagnóstico prévio doença pulmonar obstrutiva crônica, asma ou insuficiência cardíaca congestiva.

No Brasil, de acordo com o boletim InfoGripe, da Fiocruz, 35,9% dos casos positivos para vírus respiratórios de janeiro a abril de 2023 correspondiam ao VSR³.

Nos Estados Unidos, o Vírus Sincicial Respiratório causa entre 6.000 e 10.000 óbitos por ano de pessoas acima de 65 anos de idade, de acordo com o US Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

Ainda este mês, o FDA decidirá sobre a aprovação da vacina para VSR desenvolvida pela farmacêutica Pfizer. A empresa de biotecnologia Moderna também tem uma vacina baseada em mRNA para prevenir o VSR em adultos na mesma faixa etária. Até agosto de 2023, o órgão também pretende avaliar a segurança e eficácia da vacina VSR para gestantes.

Referências

¹Valero, Myriam Vidal. ‘A good day’: FDA approves world’s first RSV vaccine. Nature News, 3 mai 2023. Acesso em https://www.nature.com/articles/d41586-023-01529-5

²Papi, A. et al. N. Engl. J. Med. 388, 595–608 (2023).

³Castro, Regina. InfoGripe: aumenta o número de estados com casos de SRAG. Agência Fiocruz de Notícias. 27 abr 2023. Acesso em: https://portal.fiocruz.br/noticia/infogripe-aumenta-o-numero-de-estados-com-casos-de-srag