Fechar

Busca no site:

SBPT Virtual: como foi a edição online do Congresso Brasileiro de Pneumologia

O SBPT Virtual reuniu 3.320 participantes, entre 10 e 12 de outubro de 2020. As inscrições e as aulas estão disponíveis até 13/01/2021.

Pela primeira vez, a SBPT realizou um Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia transmitido integralmente pela internet. Durante os 3 dias de evento, foram 11.618 acessos individuais às mesas redondas, temas livres e simpósios satélites.

As sessões mais acessadas foram:

– “Manejo das Exacerbações Pulmonares Infecciosas na Fibrose Cística”, com 673 congressistas. Coordenação: Dr. Marcelo Bicalho de Fuccio (MG). Palestrantes: Dra. Mônica de Cássia Firmida (RJ), Dra. Mariane Gonçalves Martynychen Canan (PR) e Dr. Paulo de Tarso Roth Dalcin (RS).

– “Imunobiológicos na Prática Clínica”, com 663 congressistas. Coordenação: Dr. Benedito Francisco Cabral Junior (DF). Palestrantes: Dr. José Eduardo Delfini Cançado (SP), Dra. Marina Andrade Lima (SC) e Dra. Regina Maria de Carvalho Pinto (SP).

– “Doenças Intersticiais nas Acometimento Intersticial nas Doenças do Tecido Conjuntivo: Seleção e Indicação de Tratamento”, com 607 congressistas. Coordenação: Dr. Bruno Guedes Baldi (SP). Palestrantes: Dra. Mariana Silva Lima (CE), Dr. José Ricardo Bandeira de Oliveira Filho (PE) e Dr. Ronaldo Adib Kairalla (SP).

UF Relação entre o total de sócios e o nº de sócios inscritos
SP 65%
RJ 61,6%
RS 65,9%
MG 70,3%
PR 55,4%
SC 56,8%
BA 61,4%
DF 64,8%
CE 55,7%
GO 47,6%
PE 56,8%
PB 63,6%
ES 64,4%
MA 33,8%
PA 55,3%
PI 30,6%
RN 36,9%
AM 42,2%
MT 60,5%
SE 65,7%
MS 75,7%
AL 60,7%
RO 66,6%
TO 61,5%
RR 60%
AP 20%

Desafios

“Com a decretação das medidas de enfrentamento da COVID-19, iniciamos um trabalho intenso de transformação do nosso clássico encontro científico bienal em um evento completamente diferente, virtual, interativo e aproximadamente 50% menor do que os eventos presenciais. Fazê-lo menor foi necessário para adaptar a linguagem das aulas ao modelo virtual sem desgastar o congressista que está em frente à tela, o que reforça o nosso compromisso de oferecer o que existe de mais atual em Pneumologia, adaptando ao cenário do Brasil”, contou o Dr. Mário Terra Filho, Presidente do Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia 2020.

Além de manter a qualidade das aulas com redução da grade, a organização precisou levar em conta os contratempos técnicos, trabalhando para evitar possíveis instabilidades na rede dos palestrantes.

Por outro lado, as apresentações pré-gravadas e com tempo reduzido entregaram conteúdos consistentes e possibilitaram maior interatividade.

A disponibilidade das aulas pelos próximos 3 meses (até 13/01/2021) na plataforma para assistir quantas vezes for necessário contribui para a difusão da ciência pneumológica.

Clique aqui para acessar o SBPT Virtual.

“No modelo virtual, o coordenador das mesas também assumiu mais funções e se tornou o principal responsável pelo sucesso do diálogo entre o professor e o congressista”, ressaltou o Dr. Mário Terra Filho, que também apresentou a conferência nacional sobre “Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crônica (HPTEC): diagnóstico e tratamento cirúrgico”.

Para o Presidente do Congresso, também aprendemos com alguns erros neste SBPT Virtual. “É preciso divulgar melhor das instruções de acesso e cadastro, por exemplo”, citou o Dr. Mário.

Dr. Mário Terra Filho, Presidente do Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia 2020 (SBPT Virtual)

Além do Dr. Mário Terra Filho, toda a Diretoria participou ativamente da programação e organização do Congresso: o Presidente da SBPT, Dr. José Miguel Chatkin; a Presidente Eleita, Dra. Irma de Godoy; o Secretário-Geral, Dr. Benedito Francisco Cabral Jr.; o Diretor Científico, Dr. José Antônio Baddini Martinez; o Diretor de Ensino, Dr. Alberto Cukier; o Diretor Financeiro, Dr. Luiz Paulo Pinheiro Loivos; a Diretora de Comunicação, Dra. Tatiana Galvão; o Diretor de Defesa Profissional, Dr. Flávio Mendonça Andrade da Silva; e o Editor do Jornal Brasileiro de Pneumologia, Dr. Bruno Guedes Baldi.

Formato das aulas

O SBPT Virtual teve 100 aulas e mesas gravadas, 21 discussões ao vivo, 18 simpósios satélites e 18 apresentações de temas livres.

Na opinião do Dr. Fábio José Fabrício de Barros Souza, Presidente da Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia (ACAPTI), o tempo das palestras foi um dos pontos positivos do SBPT Virtual. “As aulas mais concisas permitiram discussões detalhadas e ricas”. O pneumologista coordenou a mesa  “Atualizações em Apneia Obstrutiva do Sono”.

A mesa ao vivo sobre “COVID-19: o que aprendemos seis meses depois” foi um dos destaques do evento pela grande quantidade de interações ao vivo. Cerca de 19% dos participantes da mesa enviaram suas dúvidas e considerações.

A sala foi coordenada pelo Diretor de Ensino da SBPT, Dr. Alberto Cukier, com as participações do coordenador da maior pesquisa epidemiológica sobre prevalência da COVID-19 no Brasil, Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal, da pneumologista, pesquisadora da Fiocruz e consultora do Ministério da Saúde, Dra. Margareth Maria Pretti Dalcolmo, e do coordenador das UTIs do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e um dos coordenadores do Centro de Contingência do coronavírus no estado de São Paulo, Dr. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho.

Mesa sobre a COVID-19 teve 460 participantes e 87 interações ao vivo.

Trabalhos científicos

A apresentação, avaliação e interação com os e-pôsteres no modelo virtual  também foram processos inovadores para os autores e para a plateia. Ao todo, foram 402 trabalhos aprovados, sendo 18 selecionados para a sala ao vivo de Temas Livres, assistidos por 722 pessoas.

Para incentivar futuros estudos, a SBPT vai premiar os autores dos melhores trabalhos, julgados por uma banca específica para tal:

1º lugar – Ouro: inscrição nos Congressos SBPT 2021, passagem aérea e hospedagem.
2º lugar – Prata: inscrição nos Congressos SBPT 2021 e hospedagem.
3º lugar – Bronze: inscrição nos Congressos SBPT 2021.

Trabalhos premiados

1º lugar – Protocolo Check Lung: Agregando valor ao rastreamento de câncer de pulmão por Tomografia Computadorizada.

Autores: Bruno Hochhegger; Juliane Nascimento de Mattos; Spencer Marcantonio Camargo; Adalberto Sperb Rubin; Manuela Zereu; Carlos Eugenio.

2º lugar – Acurácia do Gene Xpert.

Autores: Luana de Souza Andrade; Ana Paula Gomes dos Santos; Fernanda Carvalho de Queiroz Mello.

3º lugar – Defeito perfusional residual pós-terapia anticoagulante na tromboembolia pulmonar: preditores e qualidade de vida.

Autores: Vanessa Carvalho do Lago; Helena Ribeiro Aiello Amat; Kátia Hiromoto Koga; Sônia Marta Moriguchi; Fábio Kendi Yamauchi; Hugo Hyung.

Menção honrosa – Imunoterapia intrapleural em modelo experimental de adenocarcinoma de pulmão com mutação do KRAS.

Autores: Philippe de Figueiredo Braga Colares; Lisete Ribeiro Teixeira; Aline Graças Pereira Silva; Amanda Cabral Roque; Carlos Sergio Rocha Silva; Milena Marques Pagliarelli Acencio.

“A sala de temas livres é importante para novos pesquisadores difundirem conhecimento e para novos associados se integrarem às atividades da SBPT. A apresentação no modelo virtual fluiu bem, os autores ficaram mais tranquilos”, opina a Presidente da SBPT biênio 2021-2022, Dra.  Irma de Godoy.

Acesse aqui os Anais do Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia 2020

Agradecimentos

A SBPT agradece a todos que participaram, trabalharam e ajudaram no sucesso do SBPT Virtual, especialmente, aos patrocinadores Diamante, que subsidiaram as inscrições dos congressistas: Boheringer Ingelheim, Chiesi e GSK.

Agradecemos também aos patrocinadores ouro: Aché, AstraZeneca, Bayer, Sanofi, Janssen, Glenmark; patrocinadores prata: Roche e Vertex e patrocinadores bronze: Abbott, Biologix, Qiagen, Vyaire e Zodiac.

Ressaltamos nossa admiração e respeito pelas equipes que trabalharam de plantão neste evento: nossos colaboradores – Jadir Oliveira, Gerente Executivo; Isabela Felizatto, Gerente de Assuntos Científicos; Iane Vieira, Coordenadora de Eventos; Paulo César Campos, Assistente de Informática e Igor Braz, Assistente Administrativo.

Nossos agradecimentos à produtora de audiovisual Unimagem: Jorge Carrozza, André Brianti, Evaldo Abreu, Bruno Almeida e Thiago Areco. E à empresa de tecnologia iTarget: Emanuel Andrade, Wlisses Bruno, Thomaz Kutlak, Roberta Moreira e Leonardo Dantas.

Equipe SBPT
Equipe Unimagem

Eventos futuros

O 40º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia foi adiado para 2022 e ocorrerá em Campinas (SP), enquanto o 41º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia será realizado em Florianópolis (SC), em 2024, após acordo da Diretoria com os respectivos Presidentes das Sociedades Estaduais de São Paulo (SPPT), Dr. Frederico Leon Arrabal Fernandes, e Santa Catarina (ACAPTI), Dr. Fábio José Fabrício de Barros Souza.

Em 2021, a Presidente da SBPT, Dra. Irma de Godoy, espera poder retomar os eventos presenciais na SBPT. Mas, segundo ela, isso depende muito da situação epidemiológica da COVID-19 no Brasil. “Modelos alternativos estão sendo avaliados para o retorno do formato presencial”, planeja a Presidente.