Fechar

Busca no site:

SBPT participa de evento sobre poluição do GARD-WHO na China

Em 26 e 27 de outubro, membros da SBPT estiveram presentes na 13ª reunião da Global Alliance Against Chronic Respiratory Diseases (GARD) em Beijing, na China.

O objetivo do “Beijing Call To Action For Lung Health” foi reunir lideranças de todo o mundo que atuam contra as doenças respiratórias crônicas causadas pela poluição ambiental.

Além do Presidente da SBPT, Dr. José Miguel Chatkin, estiveram presentes o coordenador da Comissão de Ambientais e Ocupacionais, Dr. Carlos Tietboehl, o membro da Comissão de Asma, Dr. Rafael Stelmach, a pediatra Dra. Marilyn Urrutia Pereira, profª da Universidade Federal do Pampa (RS) e o pneumologista, Dr. Álvaro Cruz (BA).

“Globalmente, 5% dos óbitos são causados por doenças respiratórias crônicas. A DPOC, o câncer de pulmão e a tuberculose são alguns exemplos”, mencionou o Dr. Yang Weizhong, presidente da Associação de Medicina Preventiva da China.

Na ocasião, foi lançado um documento oficial com meios de concretizar ações em prol da saúde respiratória.

Leia o documento aqui

Entre as iniciativas necessárias estão o fortalecimento da Atenção Primária e o desenvolvimento de programas nacionais de saúde.

Além disso, a carta cita o subsídio para a pesquisa, a prevenção e o advocacy como medidas essenciais.