Fechar

Busca no site:

Posicionamento da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia sobre o manuseio da asma em vigência da pandemia de coronavírus

O atual surto de doença viral causada pelo SARS-CoV-2 (COVID-19) tem gerado preocupação e dúvidas nos portadores de asma, especialmente em relação à continuidade ou não do tratamento. Pensando nisso, a SBPT vem a público esclarecer alguns pontos:

  1. A asma é doença inflamatória crônica e deve ser tratada com o uso de medicamentos preventivos, como os corticoides inalatórios, isolados ou associados a broncodilatadores, conforme recomendação recentemente publicada pela SBPT e sociedades internacionais. O tratamento da asma deve ser mantido na vigência de infecções virais, considerando que essas infecções são causas frequentes de crise de asma.
  2. O tratamento do broncoespasmo por asma deve ser com o uso de broncodilatadores, beta-2 agonistas de curta duração e anticolinérgicos, preferencialmente administrados via inalador dosimetrado (“bombinha”) e espaçador. O uso do corticoide oral ou endovenoso está indicado nas crises mais graves e deve seguir as recomendações para tratamento da asma, já que acelera a resolução da crise e reduz a chance de recidiva.
  3. Recomendamos o uso dos inaladores dosimetrados (“bombinha”) para a administração de medicamentos na crise de asma, principalmente nos serviços de pronto atendimento. O uso dos nebulizadores convencionais deve ser evitado já que gera micropartículas que podem carrear o vírus para o pulmão e para o ambiente.
  4. No protocolo da Organização Mundial da Saúde de manuseio da COVID-19 não se recomenda o uso de corticoides sistêmicos (via oral, intramuscular ou via endovenosa) em pacientes com pneumonia viral, EXCETO QUANDO OS PACIENTES TAMBÉM APRESENTAM EXACERBAÇÃO DA ASMA OU DA DPOC. Nessa situação, o risco-benefício do seu uso, deve ser considerado. Não usar corticoides sistêmicos durante uma crise grave de asma pode ter consequências sérias. Portanto, se você é portador de asma grave e faz uso de corticoide oral para manter o controle da sua doença ou por ser portador de insuficiência suprarrenal CONTINUE USANDO SUA MEDICAÇÃO COMO PRESCRITA POR SEU MÉDICO.
  5. Os portadores de asma, particularmente os classificados como formas graves, estão incluídos no grupo de risco para complicações, e devem seguir as orientações recomendadas aos portadores de doenças crônicas, tais como restringir o convívio social e, quando possível, desenvolver atividades na forma de home-office. Parentes saudáveis devem ser incumbidos de buscar receitas, evitando a necessidade dos pacientes comparecerem à consulta médica.
  6. Os pacientes portadores de asma devem ser vacinados contra gripe e pneumococo.
  7. O paciente asmático deve seguir todas as recomendações determinadas pelo Ministério da Saúde em caso de febre e sintomas respiratórios, além de ajustar o tratamento da asma, se necessário, conforme recomendações feitas pelo seu médico. Nos casos graves com febre alta e falta de ar, o paciente deve procurar serviço médico.
  8. Fique atento ao site sbpt.org.br/portal/coronavirus e às redes sociais da SBPT para conferir as últimas atualizações.

Referências

  1. Zhou F, Yu T, Du R et al. Clinical course and risk factors for mortality of adult inpatients with COVID-19 in Wuhan, China: a retrospective cohort study. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30566-3.
  2. Wang D, Hu B, Hu C, et al. Clinical Characteristics of 138 Hospitalized Patients with2019 Novel Coronavirus-Infected Pneumonia in Wuhan, China. JAMA. Published online February 07, 2020. doi:10.1001/jama.2020.1585
  3. Tellier RLi YCowling BJ, Tang JW. Recognition of aerosol transmission of infectious agents: a commentary.BMC Infec Dis 2019.  31; 19(1):101. doi: 10.1186/s12879-019-3707-y.
  4. Clinical management of severe acute respiratory infection when novel coronavirus (2019-nCoV) infection is suspected
  5. https://ginasthma.org/recommendations-for-inhaled-asthma-controller-medications/
  6. Pizzichini MMM, Carvalho-Pinto RM, Cançado JED, Rubin A et al. Recomendações para o manejo da asma da SBPT-2020. J Bras Pneumol. 2020;46(1)e20190307.

 

Comissão de Asma

Diretoria da SBPT, Biênio 2019-2020

Clique aqui para baixar o posicionamento em PDF.