Fechar

Busca no site:

Retrospectiva SBPT 2019

Relembre os projetos mais relevantes conduzidos pela Diretoria da SBPT (biênio 2019-2020) ao longo do ano.

JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO

Comissão de Novas Lideranças: a criação desta comissão tem o objetivo principal de inserir os jovens pneumologistas nas atividades da SBPT – na elaboração de consensos e diretrizes, na ocupação de posições em outras comissões, na construção das grades científicas dos eventos, entre outras ações.

O projeto inicialmente desenhado pela Dra Irma de Godoy foi, em 13/07/19, ficou sobre a coordenação do Diretor de Assuntos Científicos, atualmente, Dr. José Antônio Baddini. As normas de ingresso na Comissão são: ser sócio da SBPT, ter idade inferior a 40 anos e ter título de especialista. Os médicos residentes poderão se candidatar como membros aspirantes e têm até dois anos para obter o título de especialista.

Oficina de Acolhimento e Nivelamento de Residentes (SBPT Acolhe): esta Oficina vai oferecer aos médicos residentes recém aprovados para a Pneumologia uma perspectiva mais prática da especialidade, iniciando o treinamento em situações clínicas diárias e em procedimentos. Além disso, vai promover o relacionamento e a troca de conhecimento entre os novos residentes MR1 de todo o país.

A iniciativa segue os moldes da oficina promovida pela American Thoracic Society (ATS) – Resident Bootcamp.

Por ser uma atividade fundamentalmente hands-on, o número de vagas será limitado a um MR1 para cada Serviço de Pneumologia do país credenciado na SBPT.

O encontro está previsto para os dias 18 e 19 de abril de 2020, aproveitando a ocasião dos Cursos de Atualização em Pneumologia e Pneumopediatria. Os responsáveis pelo projeto são o Dr. Alberto Cukier, Diretor de Ensino da SBPT, e a Dra. Juliana Ferreira, coordenadora da Comissão de Epidemiologia e Pesquisa da SBPT.

Reestruturação de cargos e funções e contratação de novos profissionais: em comum acordo com a administradora Cristina Braz, que vai trabalhar na American Thoracic Society (ATS), ocorreu o encerramento do seu contrato de trabalho, em acordo homologado frente à Justiça do Trabalho de Brasília. Com isso, os colaboradores da SBPT assumiram novas posições. Os gerentes permaneceram nas gerências, mas com funções ampliadas: Jadir Oliveira passou a ser o Gerente Executivo da SBPT, Iane Vieira se tornou Coordenadora de Eventos, Felipe Vidal, Gerente Administrativo, e Isabela Felizatto, Gerente de Assuntos Científicos. Foi contratada uma profissional de Comunicação, Ana Helena Ribas, e um Assessor Administrativo, Igor Braz.

Início da Revisão do Estatuto da SBPT e Criação do Regimento Interno:  foi criado um Grupo de Trabalho para revisão do Estatuto, criação documentos oficiais da SBPT e definição do Regimento Interno. Compõem o grupo o Dr. José Miguel Chatkin, Presidente da SBPT, Dra. Irma de Godoy, Presidente Eleita, Dr. Fernando Lundgren e Dra. Jussara Fiterman, Ex-Presidentes, e Dr. Benedito Francisco Cabral Jr., Secretário Geral da SBPT. Dentre os colaboradores, foram designados para atuarem neste trabalho Jadir Oliveira, Gerente Executivo da SBPT, Felipe Vidal, Gerente Administrativo e Isabela Felizatto, Gerente de Assuntos Científicos.

Missão, Visão e Valores: foi criado, aprovado e implantado o texto sobre Missão, Visão e Valores fundamentais para a SBPT.

Programa Atualizar: as regras foram simplificadas, reescritas e divulgadas, sob a supervisão da Dra. Irma de Godoy, presidente eleita da SBPT.

Jornal Brasileiro de Pneumologia: foram implementadas mudanças no Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP), que passou a adotar a modalidade de publicação contínua dos artigos, em alinhamento com as propostas recomendadas pela SciELO (Scientific Electronic Library Online).

Relacionamento com a Associação Médica Brasileira (AMB): o Dr. José Miguel Chatkin, presidente da SBPT, o Dr. Alberto Cukier, Diretor de Ensino da SBPT, e a Gerente de Assuntos Científicos, Isabela Felizatto, estiveram na sede da AMB para apresentação formal da nova Diretoria. Na ocasião, discutiram com o Presidente da AMB, Dr. Lincoln Ferreira e o Secretário Geral, Dr. Antônio Jorge Salomão, sobre a certificação de cursos promovidos pela SBPT. Posteriormente, houve reunião com o Ministro da Saúde, dr. Luiz Henrique Mandetta, e com o Presidente da Frente Parlamentar de Saúde, dr. Hiran Gonçalves. A SBPT também participou da reunião do Conselho Científico da Associação Médica Brasileira (AMB).

Centros Especializados em Tratamento da Asma: a SBPT, através da Comissão de Asma, mapeou e divulgou os Centros Especializados em Tratamento da Asma no país, cuja listagem está disponível no link: https://sbpt.org.br/portal/centros-de-referencia-em-asma-brasil/.

Gestão de quatro anos: o presidente da gestão atual, dr. José Miguel Chatkin, e a presidente eleita, dra. Irma de Godoy, vão trabalhar em uma gestão de 4 anos (2019-2020 e 2021-2022) para poder planejar e executar projetos maiores, de longo prazo.

Diretriz de Fibrose Cística: após acertos financeiros e administrativos, foi iniciada oficialmente a atualização da Diretriz da SBPT para o tratamento farmacológico da doença pulmonar na fibrose cística, com a participação do Dr. Rodrigo Athanazio, coordenador da Comissão Científica de Fibrose Cística da SBPT, Dra. Ana Maria Baptista Menezes, supervisora geral das diretrizes, Dra. Juliana Carvalho Ferreira, coordenadora da Comissão Científica de Epidemiologia da SBPT, e os pneumologistas da SBPT, Dra. Suzana Tanni e Dr. Luiz Vicente Ribeiro.

Curso Avançado de Função Pulmonar: foram realizadas três edições do curso, com etapas online e presencial, para 104 alunos. Os professores foram os Drs. Carlos Pereira, João Salge, Larissa Voss, Marcus Jones e Maria Raquel Soares.

Curso de Saúde Respiratória Para Médicos Não Especialistas: para reforçar o objetivo desta atividade, que é capacitar médicos da Atenção Básica para eventual encaminhamento ao especialista dos casos de difícil solução diagnóstica ou terapêutica, as aulas revisadas e algumas regravadas para melhoria de som e imagem em 2019, beneficiando 166 alunos.

Curso para Técnicos em Espirometria da SBPT: no total, foram realizadas quatro edições deste curso em 2019 e 54 alunos foram aprovados no exame final.

Etapa prática do Curso de Técnico em Espirometria no Centro de Treinamento SBPT, sob orientação do Dr Carlos Viegas.

XIII Curso de Doenças Intersticiais: o DIP 2019 realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, com 653 participantes, número recorde de cursistas.

I Fórum da Comissão para Controle de Drogas Lícitas e Ilícitas: a SBPT participou discussão e apresentação de palestras do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília. Os pneumologistas da SBPT, Dr. José M Chatkin, Dr. Alberto Araújo e Dr. João Paulo Becker Lotufo foram palestrantes para mostrar a visão da Pneumologia e da Medicina Clínica neste tópico.

ABRIL, MAIO E JUNHO

Ação junto aos convênios, AMB e CFM: com a confirmação de que profissionais não médicos emitem laudos de espirometria e, por vezes, fazem a indicação ou contraindicação de procedimentos cirúrgicos, a Diretoria de Defesa Profissional entrou em contato com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e realizou campanha junto aos convênios de planos de saúde para sugerir que os exames só devem ser autorizados e pagos quando feitos por médicos treinados e titulados pela SBPT.

Curso HERMES Self-Assessment: em promoção conjunta com a European Respiratory Society (ERS), a SBPT promoveu o curso e patrocinou a presença de 29 coordenadores de Residência Médica em Pneumologia e membros da Comissão de Título de Especialista. A atividade visou a auto avaliação dos preceptores de residentes em Pneumologia do país.

Pneumologistas cursaram o HERMES Self-Assessment em abril de 2019 no Centro de Treinamento da SBPT. O objetivo foi oferecer desenvolvimento profissional e atualização aos preceptores de Residência Médica em Pneumologia.

Programa de Educação Continuada (PECs): neste trimestre foram realizados PECs em Blumenau (SC) para 60 cursistas; em Goiânia (GO) para 53 cursistas; em Cuiabá (MT) para 59 alunos; em Manaus (AM) para 91 pessoas e em Niterói (RJ) para 35 cursistas.

Cursos de Atualização em Pneumologia e Pneumopediatria: ocorreu no Rio de Janeiro, no Centro de Convenções do Hotel Windsor Barra, as edições dos XX Curso Nacional de Atualização em Pneumologia (CNAP), com 588 cursistas e o II Curso Nacional de Atualização em Pneumopediatria (CNPed), com 158 cursistas. Esta edição contou com o maior número de cursistas desta atividade no RJ.

Grupo de Trabalho Sobre Poluição: durante o CNAP, o Dr. Chatkin se reuniu com alguns líderes em Poluição & Pneumologia para a criação de um grupo de trabalho com planos e metas objetivas sobre o assunto. Foi definida a submissão de um artigo para eventual publicação no Jornal Brasileiro de Pneumologia, sob a responsabilidade do Dr. Ubiratan dos Santos, e a organização de um evento durante os Congressos de João Pessoa, sob a responsabilidade do Dr. José Miguel Chatkin. Além disso, foi decidida a elaboração da Carta de João Pessoa, documento com o posicionamento da SBPT sobre poluição, sob responsabilidade inicial do Dr. Luis Carlos Correia da Silva, representando os ex-presidentes da SBPT.

O grupo de trabalho pretende trabalhar na publicação de artigos científicos, organização de debates e divulgação de dados sobre poluição e Pneumologia. Os membros são os Drs. Ubiratan de Paula Santos, referência no assunto, Irma de Godoy, Presidente Eleita da SBPT, Maria Alenita Oliveira, coordenadora da Comissão Científica de Asma, Carlos Nunes Tietboehl, coordenador da Comissão Científica de Doenças Ocupacionais e Ambientais, Álvaro Cruz, referência no assunto, José Miguel Chatkin, Presidente da SBPT, Tatiana Sena Galvão Nonato Alves, Diretora de Comunicação da SBPT, Paulo José Zimermann Teixeira, coordenador da Comissão Científica de DPOC e Luiz Fernando Ferreira Pereira, coordenador da Comissão Científica de Tabagismo.

Curso de Imagem do Tórax: foram disponibilizadas novas aulas na plataforma EAD SBPT e 192 alunos se matricularam em 2019.

Fórum de Cuidados com a Asma: debate organizado pelo jornal O Estado de S. Paulo, a SBPT foi representada pelo Dr. José Eduardo Delfini Cançado.

Diálogo com a comunidade leiga: a Diretoria de Comunicação, por meio da Dra. Tatiana Galvão e da jornalista Ana Helena Ribas, realizou um trabalho de conscientização da importância da Pneumologia e da Atenção à Saúde Respiratória em uma série de cinco vídeos sobre asma, tuberculose, DPOC e câncer, tabagismo e cigarro eletrônico. A divulgação se iniciou em maio. Disponível no link: https://sbpt.org.br/portal/videos-educativos-sbpt-2019/.

ATS Conference 2019: inscreveram-se 194 pneumologistas brasileiro neste evento. Na ocasião, membros da Diretoria da SBPT participaram de reuniões de planejamento para o biênio 2019-2020 com as direções das associações continentais de Pneumologia – European Respiratory Society (ERS), Asociación Latinoamericana de Tórax (ALAT), American College of Chest Physicians (ACCP).

A ATS Conference 2019 aconteceu de 17 a 22 de maio em Dallas (EUA). Na foto, da esquerda para a direita, Dr. James Beck, Presidente da ATS, Dr. José Miguel Chatkin, Presidente da SBPT, Dra. Lynn M. Schnapp, Vice-Presidente da ATS, Dr. Alberto Cukier, Diretor de Ensino da SBPT, Karen Collishaw, Diretora executiva da ATS, Dra. Tatiana Galvão, Diretora de Comunicação da SBPT, Dra. Polly Parsons, Ex Presidente da ATS, Dr. Mário Terra, Presidente dos Congressos SBPT 2020, Dr. José Antônio Baddini-Martinez, Diretor de Assuntos Científicos da SBPT e Dr. Gregory P. Downey, Diretor Financeiro da ATS.

Carta contra a volta da produção de amianto no Brasil: por iniciativa da Comissão Científica de Doenças Ocupacionais e Ambientais, a SBPT publicou no site e redes sociais um documento se posicionando contra a continuidade de produção de amianto no Brasil.

Dia Mundial Sem Tabaco: SBPT produziu cartazes, matérias e entrevistas sobre o assunto e membros da Diretoria e da Comissão de Tabagismo participaram ativamente da discussão sobre o tema. O Jornal Brasileiro de Pneumologia também lançou uma edição especial sobre tabagismo e doenças respiratórias.

Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar: A SBPT contribuiu com informações técnicas para esta campanha mundial que esteve a cargo da Comissão de Circulação.

Dia do Pneumologista: no dia 02/06, a SBPT homenageou os seus cerca de 3.400 pneumologistas pelo seu dia, difundindo à população leiga informações sobre as principais doenças respiratórias que levam o paciente aos hospitais e consultórios.

Congressos Estaduais: a SBPT apoiou o IX Congresso Gaúcho de Pneumologia, evento realizado em Porto Alegre, com 544 inscritos, com participação da abertura e palestra do Dr. José M. Chatkin.  O Presidente da SBPT também participou da abertura e palestra no XV Congresso Mineiro de Pneumologia e Cirurgia Torácica, ocorrido de 27 a 29/06 em Belo Horizonte (MG), evento com mais de 600 congressistas.

PEC SBPT: neste trimestre ocorreu o PEC em São Luís (MA), com 105 inscritos.

PEC SBPT em São Luís (MA)

JULHO, AGOSTO E SETEMBRO

Ações de esclarecimento à população: foram produzidos vídeos para divulgação e esclarecimento dos problemas relacionados ao tabagismo, tuberculose e DPOC. O vídeo sobre cigarro eletrônico foi divulgado em oito salas de cinema do Itaú por um mês em Salvador (BA), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), totalizando 224 apresentações e chegando a aproximadamente 25.782 espectadores.

Ações de alerta aos pneumologistas e clínicos: face ao surgimento de doenças respiratórias graves relacionadas ao uso de cigarros eletrônicos nos Estados Unidos, a SBPT produziu e divulgou dois alertas destinados aos médicos sobre como identificar e abordar pacientes com suspeita desta nova e grave entidade clínica, provisoriamente denominada de EVALI (E-cigarette or Vaping product use-Associated Lung Injury). Com estas providências, nossos associados nos informaram sobre 5 casos confirmados no Brasil e 2 casos prováveis. A Comissão de Tabagismo informou à ANVISA os dados disponibilizados

PEC SBPT: foram realizados os PECs em Vitória (ES), com 36 participantes; Juiz de Fora (MG), com 34 alunos e Londrina (PR), com 55 participantes.

Reunião com os coordenadores de Comissões e Departamentos Científicos da SBPT: em 12/07, os coordenadores de comissões e departamentos da SBPT participaram de uma reunião na sede da SBPT. O objetivo foi a troca de ideias, estímulo à participação em eventos e promoções de cada área específica, além de conhecerem as novas instalações da sede da SBPT. Participaram os seguintes Drs.:

Bruno Hochhegger Dpto. de Imagem
Carlos Nunes Tietboehl-Filho Comissão Científica de Doenças Ambientais e Ocupacionais
Diego Brandenburg Dpto. de Pneumopediatria
Eduardo Leite Vieira Costa Comissão Científica de Terapia Intensiva
Fernanda Carvalho de Queiroz Mello Comissão Científica de Tuberculose
Guilherme Montal Depto. de Endoscopia Respiratória
Gustavo Faibischew Prado Comissão Científica de Câncer de Pulmão
Maria Alenita de Oliveira Comissão Científica de Asma
Maria Raquel Soares Dpto. de Função Pulmonar
Mário Cláudio Ghefter Dpto. de Cirurgia Torácica
Paulo José Zimermann Teixeira Comissão Científica de DPOC
Roberta Karla Barbosa de Sales Comissão Científica de Pleura
Rodrigo Abensur Athanazio Comissão Científica de Fibrose Cística
Rosemeri Maurici da Silva Comissão Científica de Infecções Respiratórias
Sônia Maria G. P. Togeiro Moura Dpto. de Distúrbios Respiratórios do Sono
Vera Luiza Capelozzi Dpto. de Patologia Pulmonar

Estiveram ausentes com falta justificada os Drs. Caio Júlio Cesar dos Santos Fernandes – Comissão Científica de Circulação Pulmonar; Flávio Maciel Dias Andrade – Comissão de Fisioterapia; Juliana Carvalho Ferreira – Comissão de Epidemiologia e Pesquisa e Ronaldo Adib Kairalla – Comissão Científica de Doenças Intersticiais.

A Dra. Licia Zanol Stanzani, da Comissão Científica de Doença Pulmonar Avançada, e o Dr. Luiz Fernando Ferreira Pereira, da Comissão Científica de Tabagismo não puderam estar presentes e foram representados pelo Dr. Carlos Viegas.

Curso de Teste de Exercício Cardiopulmonar: duas edições deste curso foram realizadas na sede da SBPT, beneficiando 35 alunos em 2019. A equipe de professores do curso são os Drs. Camila Costa, Eloara Vieira, Fernando Didier, Roberta Pulcheri, Rudolf Oliveira, Daniel Albuquerque, Danielle Bedin e Fernando Queiroga.

XII Congresso Brasileiro de Asma, VIII Congresso Brasileiro de DPOC e Tabagismo e XVIII Congresso Norte e Nordeste de Pneumologia e Tisiologia: o evento foi realizado na cidade de João Pessoa, em seu Centro de Convenções de João Pessoa – Poeta Ronaldo Cunha Lima. A organização coube ao Dr José Baddini, como Diretor de Assuntos Científicos, e à Dra. Maria Enedina Scuarcialupi, como Presidente dos Congressos. O evento contou com a presença de cerca de 1.400 profissionais da saúde, 200 aulas e 469 trabalhos apresentados. O associado já pode assistir às aulas na plataforma EAD SBPT e rever as mensagens chave em Asma, DPOC e Tabagismo, que foram gravadas em vídeo.

Atividades contra a poluição aérea: para marcar a inclusão da SBPT na luta contra a poluição, foi organizado o I Simpósio de Combate à Poluição do Ar, que teve como convidado especial o Dr. Clayton Cowl, presidente da ACCP/CHEST. Por problemas em malha aérea, sua palestra foi online e ocorreu no Dia Mundial de Combate à Poluição (14/08). Outros convidados especiais foram ex-presidentes da SBPT. Durante o evento, a SBPT apresentou a Carta de João Pessoa, elaborada pelo ex-presidente Dr. Luis Carlos Correia da Silva, e lida pelo atual presidente da SBPT. Também foram feitos cartazes sobre o assunto e distribuídos aos participantes e sociedades estaduais.

Exame de Suficiência Para Obtenção do Título de Especialista em Pneumologia: a SBPT aplicou teste de suficiência, em parceria com a AMB, sob a orientação geral do Dr Alberto Cukier.

Denúncia junto à ANVISA: a SBPT também protocolou denúncia referente às propagandas de dispositivos eletrônicos para fumar que têm aparecido em veículos de grande circulação. A denúncia enfatiza que a divulgação de produtos relacionados ao tabaco é proibida no Brasil e o dispositivo não está licenciado no país.

UpToDate: a SBPT negociou e obteve um desconto de 39% para seus sócios na anuidade dos serviços de base de dados de informações médicas UptoDate.

Curso de Técnico em Polissonografia: foi lançada a primeira turma deste curso, com etapa teórica online e etapa presencial, ainda em andamento

Sessões online sobre Distúrbios Respiratórios do Sono: o Departamento de Medicina do Sono da SBPT, coordenado pela dra. Sonia Togeiro Moura, passou a ofertar sessões periódicas sobre o assunto, sempre com um professor experiente no assunto. Tem havido ampla participação dos internautas por meio de videoconferência.

Desenvolvimento de aplicativo de celular: para ampliar os canais de comunicação com os associados, a SBPT lançou seu aplicativo nas lojas da Apple e Google no final de 2019, onde o sócio pode atualizar seu cadastro, fazer o acerto da anuidade, acompanhar a agenda de cursos e se comunicar com a Sociedade.

XVII Congresso de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro: de 12 a 14/09, a SBPT participou do XVII Congresso de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro, promovido pela Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do RJ (SOPTERJ), no Centro de Convenções SulAmérica. Dr Chatkin participou da abertura do evento e proferiu palestra.

European Respiratory Society International Conference (ERS Congress 2019): o evento, que ocorreu em Madri de 28/09 a 02/10, contou com a participação de 413 médicos brasileiros, com 155 trabalhos inscritos, 6 palestrantes e 10 líderes de conselhos de saúde. No primeiro dia do Congresso, foi realizada a tradicional sessão conjunta Português-Espanhol, com participação do Grupo Ibero-latino-americano, na qual os líderes das SBPT, SPP, ALAT e SEPAR discutiram metodologias para padronização do ensino do tabagismo nas escolas médicas. A coordenação do debate foi feita pelos Drs. José Miguel Chatkin (SBPT), Gustavo Zabert (ALAT), Marcos Garcia Rueda (SEPAR) e Antonio Morais (SPP). Palestraram na sessão os Drs. Alberto Araújo (cigarro eletrônico), Carlos Jimenez-Ruiz (visão global do documento), Paula Rosa (farmacoterapia) e Gustavo Zabert (tratamento psicológico no tabagismo).

Sessão conjunta sobre tabagismo no 3º encontro do Grupo Ibero-latino-americano de pneumologistas: Drs. Gustavo Zabert (ALAT), Antonio Morais (SPP), Paula Rosa (SPP), Alberto Araújo (SBPT), José Miguel Chatkin (SBPT) e Carlos Jimenez-Ruiz (SEPAR).

OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO

Telemedicina: a SBPT formou um grupo de trabalho para emitir um parecer oficial sobre a teleconsulta. As situações em que tal procedimento podem ser admitidos foram delineadas, mas foi ressaltada a importância do atendimento presencial diante da complexidade dos casos atendidos por pneumologistas, especialmente por ocasião da 1ª consulta. O grupo foi constituído pelos Drs. Flávio Mendonça Andrade da Silva (Coordenador), Marcelo Gervilla Gregório, Gustavo F. Prado, Augusto Manoel de Farias e José Eduardo Delfini Cançado. O parecer final foi emitido em 17 de outubro de 2019.

Centros de Referência em DPOC: foi iniciada a criação de um mapa interativo com os Centros de Referência em DPOC, segundo os critérios estabelecidos pela Comissão de DPOC.

X Congresso de Pneumologia e Tisiologia do Centro-Oeste, em Campo Grande (MS):  a presidente eleita para o biênio 2021-2022, Dra. Irma de Godoy, representou a SBPT no Congresso da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Mato Grosso do Sul (SPTMS), entre 24 e 26/10.

13ª reunião da Global Alliance Against Chronic Respiratory Diseases (GARD): membros da SBPT, Dr José Miguel Chatkin, Dr Carlos Nunes Tietbohl-Filho, coordenador da Comissão Científica de Doenças Respiratórias Ocupacionais e Ambientais, Dr Álvaro Cruz, Dr. Rafael Stelmach e Dra. Marilyn Urrutia estiveram presentes em Beijing, na China, para discutir poluição atmosférica e suas repercussões nas doenças crônicas respiratórias. Na ocasião, Dr Chatkin apresentou um painel sobre a poluição no Brasil, especialmente os planos da SBPT ao engajar-se neste assunto. Na ocasião, foi lançado o “Beijing Call To Action For Lung Health Promotion”, documento que contém as ações necessárias para resguardar a saúde respiratória em todo o mundo.

Entrevista para o periódico The Lancet e demais meios de comunicação nacionais: dr. José Miguel Chatkin, representando a SBPT, foi entrevistado por jornalista do Lancet para saber detalhes sobre as queimadas na Amazônia e as repercussões sobre a saúde respiratória. Nesta entrevista, Dr Chatkin também falou sobre o posicionamento da SBPT sobre o problema poluição e agressão à saúde respiratória de modo mais amplo surgiu e comentou o I Simpósio para o controle da Poluição, realizado em João Pessoa.

Jornal Brasileiro de Pneumologia: o JBP investiu seu próprio identificador digital de artigos (DOI), adquirido pela SBPT. O objetivo foi agilizar a postagem dos artigos.

18º Congresso Paulista de Pneumologia: a SBPT apoiou ativamente do evento, na programação científica e reuniões estratégicas. O congresso reuniu 1.200 participantes no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, entre 21 e 23/11.

PEC SBPT: foi realizado o Programa de Educação a Distância (PEC SBPT) em Recife (PE) para 45 pessoas.

Think Lung: a SBPT apoiou e participou da grade científica do evento sobre Pneumologia e inovações, em Salvador (BA).

Campanhas pontuais: a SBPT apoiou o Dia Mundial da Pneumonia e Dia Mundial da DPOC, com a produção de textos e banners informativos. Na ocasião, o Jornal Brasileiro de Pneumologia também dedicou um número a DPOC. Nestas e em outras ocasiões de datas alusivas, os pneumologistas da SBPT contribuíram com informações em mais de 90 entrevistas em diversos veículos de mídia.

Câncer de Pulmão: A SBPT esteve no VIII Congresso do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) representada pela Irma de Godoy, que também proferiu palestra. Nossos associados que obtiveram maior pontuação no Programa Atualizar participaram com patrocínio da SBPT. Ainda em novembro, a SBPT e a AMB abriram inscrições para o Exame de Suficiência para Obtenção do Título de Especialista em Pneumologia – categoria especial.

ANVISA: a SBPT trabalhou em conjunto com a agência para notificar casos suspeitos ou comprovados de doença pulmonar relacionada ao uso de cigarro eletrônico no Brasil – E-cigarette, or Vaping, product use–Associated Lung Injury (EVALI). Até o final do ano, havia registro de 5 casos confirmados e 2 não comprovados.