Fechar

Busca no site:

Resenha da reunião de Diretoria de 14/12/2019

Leiam as resoluções e fechamentos definidos em dezembro, no final do primeiro ano de gestão da Diretoria biênio 2019-2020.

  • O aplicativo da SBPT já está disponível para download na App Store e Google Play. Após a fase de revisão e testes, será iniciada a divulgação para os sócios em janeiro de 2020.

 

  • O vídeo sobre cigarro eletrônico elaborado pela SBPT, exibido nos espaços Itaú de Cinemas entre 14/11/2019 e 12/12/2019, foi assistido por cerca de 25 mil pessoas. A Diretoria de Comunicação vai apresentar outro orçamento para transmitir os demais vídeos educativos da SBPT nos cinemas na próxima reunião de 25/01/2020.

 

  • O Diretor de Ensino da SBPT, Dr. Alberto Cukier, apresentou e compilou os dados de desempenho dos candidatos que fizeram a Prova de Título de Especialista em agosto de 2019 e vai fornecer um relatório individual aos serviços de Pneumologia.

 

  • A Oficina de Acolhimento e Nivelamento de Residentes (SBPT Acolhe) está em fase de elaboração da grade científica e contato com os tutores e auxiliares. Estão previstas uma teleconferência com um responsável pelo Boot Camp da American Thoracic Society (ATS) e a visita de um observador da ATS durante o curso.

 

  • Atendendo à demanda da SBPT, a Associação Médica Brasileira (AMB) enviou ao CFM ofício solicitando que seja apresentada à comissão mista de especialidades a inclusão do título de especialista em Pediatria pela AMB + o certificado de atuação em pneumologia pediátrica como requisitos para a área de atuação em endoscopia respiratória.

 

  • Para adequar o Curso de Habilitação em Função Pulmonar às 24h/aula exigidas pela AMB, a SBPT vai propor ao Departamento de Função Pulmonar a junção do Curso de Espirometria ao Curso de Função Pulmonar Avançado. O Dr. Chatkin propôs uma estratégia similar também ao Dr. Luiz Fernando Pereira, da Comissão Tabagismo. O assunto voltará à pauta para reunião de janeiro 2020.

 

  • O Presidente dos Congressos SBPT 2020, Dr. Mário Terra, informou que a data dos eventos foi alterada para 8 a 12 de outubro para a inclusão da sessão: “O que aprendi neste Congresso que pode modificar a prática clínica?”, na manhã do último dia do evento.

 

  • A SBPT, através da Dra. Irma de Godoy, está negociando com a European Respiratory Society (ERS) a proposta de formulação de um Curso Intensivo Prático de Ultrassom nos Congressos SBPT 2020, em Campinas.

 

  • Conforme instrução regimental, a anuidade da SBPT será reajustada em 2020. O valor definido foi R$ 420, de acordo com o IGPM, incluindo o repasse à AMB. O desconto será mantido, com a mesma correção, para a Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória (ASSOBRAFIR), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT).

 

  • A Comissão de Asma da SBPT vai acompanhar a defesa de inclusão do Mepolizumabe no Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que será no dia 04/03/2020, na sede da ANS, no Rio de Janeiro (RJ). A representante será a Dra. Ana Luisa de Godoy, designada pela Comissão.

 

  • O editor do Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP), Dr. Bruno Baldi, vai trabalhar com o Diretor Financeiro, Dr. Luis Paulo Loivos, em uma proposta de levantamento de verba para elaboração de diretrizes e pesquisa em Pneumologia.

 

  • Após análise de propostas, a SBPT contratou o serviço da empresa Fórmula Codificação para a revisão dos portes da especialidade da Pneumologia na Câmara Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).

 

  • O novo Estatuto da SBPT está em fase final de revisão e deve ser enviado para o Conselho Deliberativo ainda em janeiro de 2020.

 

  • O gerente Felipe Vidal apresentou proposta de cronograma da eleição da Diretoria SBPT biênio 2023-2024. Após aprovação, será encaminhada à comissão eleitoral e conselho deliberativo, através do seu presidente, Dr. Fernando Lundgren.

Para acompanhar o andamento dos projetos, acesse as Notícias do site: sbpt.org.br.