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“Senso de dever cumprido”: presidente da SBPT faz um balanço pessoal de sua gestão

Com 32 anos de dedicação às atividades associativas na SBPT, Fernando Lundgren comemora o final do período em que esteve no cargo máximo da diretoria. “Atingimos nosso principal objetivo: nos aproximamos do nosso sócio”.

De acordo com ele, para assumir o trabalho na diretoria é necessário enfrentar desafios pessoais diários, como o afastamento da família e do consultório, a privação das horas de sono, o aumento de peso e a queda de cabelo. Mas, no final, todo o esforço é recompensado.

“Por mais que você ache que está preparado, o medo de errar está sempre presente. Quando você erra sozinho, como pessoa física, é mais fácil de enfrentar consequências. A partir do momento em que a decisão envolve cerca de 3.500 associados, a dificuldade é maior. Ao mesmo tempo, é muito gratificante perceber que muitas das iniciativas foram certeiras”.

Entre os êxitos, ele destaca a maior proximidade com o sócio. “Agora temos um centro onde podemos treinar nossos profissionais; criamos meios de ouvir a opinião do nosso associado, como o questionário sobre centros de referência em tratamento da asma grave, a pesquisa sobre o Jornal Brasileiro de Pneumologia e o Programa Atualizar e valorizamos os jovens talentos, integrando mais o residente nos congressos e proporcionando a eles cursos específicos e atividades internacionais”.

A profissionalização dos mecanismos internos de trabalho na sociedade também foi a prioridade da gestão do biênio 2017/2018. “A SBPT precisa caminhar independentemente da diretoria. Então, lançamos fundamentos para facilitar a administração no futuro: criamos um núcleo de comunicação, um núcleo de governança, além de mecanismos para trabalharmos em conjunto, por meio do Google Drive”.

Para Lundgren, um dos maiores aprendizados da presidência é a tentativa de harmonizar o trabalho com uma equipe cujas ideias e formas de ação são muito diferentes das suas. “Saber ouvir e respeitar as diferenças entre as decisões e convicções da equipe de trabalho são os grandes aprendizados que a presidência me proporcionou”.

“É preciso entender que a SBPT não pode ser exatamente o que você quer, do jeito que você quer. É necessário ponderar sempre o que é melhor para todos. Além disso, a agilidade na hora de tomar decisões é muito importante”.

Sobre três conselho que seriam válidos para os próximos diretores, Lundgren salienta:

1 – A sociedade é que tem o presidente, e não o contrário. Portanto, não se deve esperar por gratificações e recompensas pelo trabalho, ainda que ele seja árduo. Desde o primeiro dia de trabalho, você já começa a se preparar para sair do cargo.

2 – Nosso principal objetivo é distribuir conhecimento e nunca cerceá-lo, ou seja, cooperar sempre para ensinar e treinar as pessoas, como fizemos este ano com a abertura dos nossos cursos para os profissionais dos países de língua portuguesa na África.

3 – Nos momentos de decisão, você tem que deixar o lado pessoal e atuar como um representante da SBPT. Para isso, é importante saber comunicar as suas ideias e não se ofender caso um membro da equipe não entenda suas propostas ou não concorde com elas.

“Cada sócio é responsável civilmente pela sociedade. Portanto, todos devem fazer parte dela. Eu gostaria de ser lembrado como o presidente que tentou se aproximar mais do associado e ajudou a tornar a SBPT ainda mais transparente”, finaliza o dr. Lundgren.