Fechar

Busca no site:

Jornal Brasileiro de Pneumologia anuncia mudanças para 2019

A partir de janeiro de 2019, o Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP) passou a adotar a modalidade de publicação contínua dos artigos, em alinhamento com as propostas recomendadas pela SciELO (Scientific Electronic Library Online).

Nesse modelo, os artigos são publicados assim que aprovados e editados, sem a necessidade de aguardar a composição completa dos números, o que determina uma maior agilidade em sua disponibilização on-line, aumentando seu tempo de exposição e potencial de citação. Cada artigo receberá um identificador eletrônico, iniciado com a letra “e”.

Mesmo com a publicação contínua do JBP, a periodicidade com seis números anuais será mantida (janeiro/fevereiro; março/abril; maio/junho; julho/agosto; setembro/outubro; novembro/dezembro). Cada número fica aberto até o fechamento de sua periodicidade.

Mais de um número podem ficar abertos e serem alimentados simultaneamente, de acordo com definição editorial.

Em função da adoção dessa modalidade de publicação, a seção Ahead of print será extinta.

Adicionalmente, a versão impressa do JBP não será mais publicada a partir do número de maio/junho de 2019, em função da forma online exclusiva ser a mais adequada para a modalidade de publicação contínua, para redução dos custos e em alinhamento com questões ambientais.

Informações: Bruno Guedes Baldi, Editor-Chefe do JBP.