Fechar

Busca no site:

Uso de remdesivir em pacientes com COVID-19: revisão sistemática e meta-análise

Em pesquisa publicada no Jornal Brasileiro de Pneumologia, vol. 48, nº 1, de janeiro/fevereiro de 2022, os autores buscaram identificar, descrever, avaliar e sintetizar as evidências a respeito dos desfechos clínicos do uso de remdesivir em pacientes hospitalizados com COVID-19 moderada a grave.

Os cientistas se basearam na metodologia PICO (população, intervenção a ser estudada, comparação de intervenções e desfecho – patients of interest, intervention to be studied, comparison of intervention and outcome of interest, na sigla em inglês) e analisaram seis ensaios clínicos controlados randomizados (ECR) de fase 3 e três estudos observacionais de coorte com, pelo menos, 24 dias de acompanhamento.

Ao todo, a população foi de 12.379 pacientes hospitalizados com COVID-19 moderada a grave (8.044 dos seis ECR e 4.335 dos três estudos observacionais de coorte). Destes, 5.722 pacientes receberam remdesivir e 6.657 receberam o tratamento-padrão ou placebo.

Os desfechos considerados foram: taxa de mortalidade por qualquer causa em 29 dias, taxa de recuperação em 29 dias, taxa de melhora clínica em 29 dias, necessidade de ventilação mecânica ou oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) e eventos adversos. Desfechos intermediários, como tempo de internação hospitalar (em dias), foram excluídos.

“A revisão sistemática não mostrou modificações em desfechos como mortalidade ou necessidade de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO). Porém, apresentou benefício estatisticamente significativo em desfechos secundários: na recuperação clínica, em 6%, com número necessário de tratamento (NNT) de 17, e no tempo de melhora dos sintomas, em 7%, quando comparado ao grupo placebo, com NNT de 14”, explica a primeira autora do estudo, Dra. Suzana Tanni, pneumologista da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (UNESP) e coordenadora do Departamento de Epidemiologia da SBPT.

No Brasil, o remdesivir foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os pacientes hospitalizados com COVID-19 que não estejam em uso de ventilação mecânica.

Leia o artigo completo:
Tanni SE, Silvinato A, Floriano I, Bacha HA, Barbosa AN, Bernardo WM. Use of remdesivir in patients with COVID-19: a systematic review and meta-analysis. J Bras Pneumol. 2022;48(1):e20210393.