Fechar

Busca no site:

Artigo do JBP aborda o consumo de narguilé entre estudantes de Medicina

A edição atual do Jornal Brasileiro de Pneumologia (vol. 45, n. 5) traz um artigo sobre o consumo de narguilé entre estudantes de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

De acordo com os dados obtidos por meio de 141 questionários respondidos por estudantes do 1º e 6º ano do curso, a prevalência de experimentação do narguilé alcançou quase 60% entre os alunos do 1º ano. Um terço deles afirmou tê-lo usado nos últimos seis meses e 28% nos últimos 30 dias.

Segundo a principal autora do estudo, Roseliane de Souza Araújo, o consumo de tabaco por dispositivos diferentes do cigarro convencional é cada vez mais comum.

Além da frequência de uso, os pesquisadores investigaram dados demográficos, de idade, gênero, etnia, etc. e alguns hábitos, como prática de esportes.

A equipe também avaliou o conhecimento dos alunos sobre os malefícios do tabaco, os fatores psicossociais envolvidos e se eles tinham intenção de parar.

Por fim, os estudiosos assinalam que o conhecimento sobre os riscos do fumo não interfere no uso. O artigo mostra, ainda, que o tabagismo de cigarro convencional e o uso de bebida alcoólica estão associados ao uso de narguilé – são preditores independentes do consumo desse produto.

Acesse o artigo e saiba mais.

Leia o editorial sobre o assunto.