Fechar

Busca no site:

Padrões de TCAR na Doença Pulmonar Intersticial: prevalência e prognóstico

Leia no Jornal Brasileiro de Pneumologia o artigo original: “Padrões de Tomografia Computadorizada de Alta Resolução (TCAR) na Doença Intersticial Pulmonar (DIP): prevalência e prognóstico“.

O estudo, publicado no JBP vol. 46 n. 5, de setembro/outubro de 2020, foi realizado na Santa Casa da Misericórdia em Porto Alegre (RS), com 244 pacientes consecutivos que apresentaram diagnóstico multidisciplinar de DIP e um dos três padrões tomográficos: típico, provável e indeterminado para PIU.

De acordo com os autores, entre os pacientes com padrão típico, fibrose pulmonar idiopática (FPI), pneumonia por hipersensibilidade crônica (PHC) e doença intersticial pulmonar relacionada à doença do colágeno (DIP-DC) foram os diagnósticos mais prevalentes, nesta ordem.

Já naqueles com padrão provável e indeterminado, DIP-DC foi o principal diagnóstico final, seguido por FPI no primeiro e por pneumonia intersticial descamativa no segundo.

Além disso, pacientes com padrão típico estavam mais propensos a serem submetidos ao transplante pulmonar e ao óbito.

Leia mais em:

Almeida1 RF, Watte2 G, 3 , Marchiori4 E, Altmayer2 S, 3 , et al. Padrões de tomografia computadorizada de alta resolução na doença pulmonar intersticial (DPI): prevalência e prognóstico. J Bras Pneumol. 2020;46(5):e20190153.