Fechar

Busca no site:

Leia o primeiro número do Jornal Brasileiro de Pneumologia de 2020

O Jornal Brasileiro de Pneumologia vol. 46 n. 1 traz como artigo especial as recomendações para o manejo da asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia 2020, além de muitos outros conteúdos.

Clique aqui para acessar o JBP de janeiro/fevereiro de 2020.

As recomendações sobre asma foram redigidas por 22 pneumologistas brasileiros convidados a revisar criticamente as evidências recentes de tratamento farmacológico da doença em crianças e adultos.

Além disso, outro artigo original sobre asma, desta vez um estudo de base populacional com indivíduos de 40 anos de idade ou mais, relacionou o índice de massa corporal (IMC) e os sintomas respiratórios na doença.

Sobre este artigo, os autores relatam que a obesidade é fator de risco para asma em diversos grupos demográficos. “Asma e obesidade são condições comuns, predominam em mulheres e podem coexistir”, relata a principal autora, Elaine Cristina Caon de Souza.

“Avaliamos 1023 indivíduos com IMC normal, sobrepeso ou obesos. A prevalência de diagnóstico prévio de asma foi 11,0%. Obesos relataram mais frequentemente diagnóstico prévio de asma, dispneia e sibilos no último ano. Ser obeso dobrou a chance de diagnóstico médico prévio de asma”, detalhou a pesquisadora.

Na área de reabilitação pulmonar e DPOC, o leitor pode conferir o artigo original “Valores normativos para o teste Unsupported Upper Limb Exercise para adultos saudáveis no Brasil“.

Segundo os cientistas, o treinamento da musculatura dos MMSS deve integrar os programas de reabilitação pulmonar. Estudos mostram melhora da capacidade de exercício, da sensação de dispneia e da função dos MMSS após um programa de treinamento físico específico.

O Unsupported Upper Limb Exercise (UULEX) é um teste simples e barato que tem sido utilizado em ensaios clínicos e programas de reabilitação para avaliar a capacidade de exercício dos MMSS. O UULEX é caracterizado por ser um teste incremental, padronizado, limitado por sintoma, que avalia o pico de capacidade de exercício dos MMSS sem apoio.

Os movimentos efetuados durante o teste refletem as atividades realizadas pelos MMSS nas tarefas do dia a dia, o que o torna de grande aplicação clínica.

“O presente estudo foi capaz de fornecer valores normativos para o teste UULEX em uma amostra de indivíduos saudáveis no Brasil. Os valores normativos foram influenciados pela idade, sexo e IMC e permitirão identificar comprometimentos no pico de capacidade de exercício dos MMSS em pessoas com diferentes limitações funcionais de MMSS”, explica a principal autora do artigo, Vanessa Pereira Lima.

“Essas informações serão úteis tanto para o uso na prática clínica, mensurando os resultados dos programas de reabilitação pulmonar, quanto para o desenvolvimento de pesquisas clínicas na área”, conclui a pesquisadora.

O leitor vai encontrar, ainda, uma reflexão sobre ciência aberta no editorial, além de conteúdos sobre estadiamento do câncer de pulmão, cirurgia robótica em doenças torácicas, tabagismo, apneia do sono, educação continuada em Imagem sobre consolidações/opacidades em vidro fosco, além das cartas ao editor sobre acometimento pulmonar na dengue e mais. Confira: http://jornaldepneumologia.com.br.