Fechar

Busca no site:

Ipea abre consultas públicas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

As consultas públicas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo saúde e bem-estar, estão disponíveis no site e-democracia para opiniões e adequações à realidade brasileira até dia 16 de dezembro. O controle do tabagismo é uma das metas centrais.

Os ODS são divididos 17 temas propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), desdobrados em 169 metas, considerando estratégias, planos, programas nacionais e desafios econômicos, sociais e ambientais para garantir o desenvolvimento sustentável do país na próxima década. Saiba mais sobre cada um dos temas aqui.

O ODS 3 se refere à saúde e bem-estar. Os especialistas podem contribuir com ideias para redução da mortalidade e fim das epidemias de AIDS, tuberculose, malária, doenças tropicais negligenciadas e outros doenças transmissíveis até 2030.

O controle do tabagismo é um dos protagonistas das metas internacionais e nacionais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o tabagismo como uma doença crônica, epidêmica, transmitida por meio da propaganda e publicidade tendo como vetor a poderosa indústria do tabaco. Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial, tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual em homens, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, etc. 

Saúde mental e sexual, diminuição dos abusos de álcool e drogas, redução de acidentes em estradas e aumento da verba destinada à saúde também estão em pauta.

Clique na imagem para contribuir.