Fechar

Busca no site:

SBPT e SPPT abrem inscrições para o Curso de Interstício 2020

Em 13 e 14 de março de 2020, as Sociedades Brasileira e Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SBPT e SPPT) convidam para o XIV Curso Nacional de Doenças Intersticiais Pulmonares (DIPs) e V Jornada Paulista de DIPs, no Grande Auditório do Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP).

As inscrições estão abertas com valor promocional até 12/02/2020. Clique aqui para se inscrever.

No primeiro dia (13/03), a partir das 8h30, o dr. Ronaldo Kairalla, da Comissão Científica de Doenças Intersticiais da SBPT, coordena a conferência internacional sobre Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI) e Outras Doenças Pulmonares Intersticiais Fibrosantes.

Na sequência, o dr. Adalberto Sperb Rubin (SPTRS) coordena a mesa redonda com três aulas de 20 minutos cada. Os temas são “Patogenia e Perspectivas Terapêuticas na FPI”, com o prof. dr. Bruno Baldi, editor do Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP); “Pneumonia Intersticial não Classificada”, com a profa. dra. Maria Raquel Soares, do departamento de Função Pulmonar da SBPT; e “Consenso Brasileiro de Tratamento da FPI”, com o prof. dr. José Antonio Baddini-Martinez, Diretor de Assuntos Científicos da SBPT.

Após a discussão de um caso clínico, às 10h, proposto pela dra. Eliane Viana Mancuzo (MG), Patologista e Radiologista, seguido de intervalo, acontece a sessão “controvérsias”, às 11h. Dois pneumologistas – Marcelo Palmeira Rodrigues (DF) e Adalberto Sperb Rubin (RS) – defendem ou refutam a questão: “Devemos Abandonar a Biópsia Pulmonar nas DPI Fibrosantes?”, com réplica, tréplica e debate. A controvérsia é coordenada pela dra. Mariana Silva Lima (SP).

O módulo Pneumonia de Hipersensibilidade (PH) começa às 13h30, com a conferência nacional “Diagnóstico da Pneumonite de Hipersensibilidade Baseado em Evidências”, coordenada pela dra. Karin Mueller Storrer (PR) e aula do dr. Carlos Alberto de Castro Pereira (SP).

A mesa redonda às 14h, coordenada pela dra. Regina Celia Carlos Tibana (SP), apresenta as aulas “Fatores Determinantes de Progressão na PH?”, com o prof. dr. Fabio Arimura (SP), além de “Tratamento da PH Crônica, com o prof. dr. Alexandre Franco Amaral (SP).

Em seguida, as patologistas e radiologistas Karin Mueller Storrer (PR) e Mariana Silva Lima (SP) propõem a discussão de casos clínicos com espaço para discussão.

Após o intervalo, a sessão de controvérsias aborda “A Criobiópsia é um Avanço no Diagnóstico de Doenças Pulmonares Intersticiais?”, com os debatedores prof. dr. Rimarcs Gomes Ferreira (SP) e profa. dra. Fernanda de Aguiar Baptista (BA).

No sábado (14/03) de manhã, a conferência internacional fala sobre o “Tratamento de Suporte em Pacientes com Doença Pulmonar Intersticial Fibrosante”, com coordenação da dra. Claudia Henrique da Costa (RJ).

As aulas subsequentes abordam “Tratamento da DPI na Escleroderma”, ministrada pela profa. dra. Regina Celia Carlos Tibana (SP); “PIAAI – Estado Atual”, com o prof. dr. Daniel Antunes Silva Pereira (SP) e “Progressão das DPIs na Artrite Reumatoide (AR)”, com a profa. dra. Leticia Barbosa Kawano Dourado (SP).

Os casos clínicos 4 e 5 são propostos por pneumologistas, dr. Thúlio Marquez Cunha (MG) e dra. Mariana Sponholz Araujo (PR), junto a patologistas e radiologistas. A manhã do dia 14/03 termina com discussões sobre os assuntos e intervalo.

À tarde, haverá uma mini conferência: “Abordagem das Alterações Intersticiais Tomográficas Incipientes”, coordenada pela dra. Letícia Barbosa Kawano Dourado (SP) com palestra do dr. Marcio Valente Yamada Sawamura (SP).

Após os simpósios satélites na hora do almoço, se inicia o módulo “Sarcoidose e outras DPIs”. Às 13h30, começa a conferência internacional, “Tratamento da Sarcoidose Baseado em Evidência”. Às 14h, a dra. Mariana Sponholz Araujo (PR), o dr. Eduardo Pamplona Bethlem (RJ), a dra. Silvia Carla Sousa Rodrigues (SP) e a dra. Marina Dornfeld Cunha Castro (SP) apresentam oito casos clínicos com profissionais da Patologia e Radiologia.

Logo após, às 15h15, a mesa redonda “Pneumonite Associada a Imunoterapia” é coordenada pelo dr. Leandro Genehr Fritscher (RS), com aula do prof. dr. Alexandre de Melo Kawassaki (SP). Mais dois casos clínicos estarão em discussão em seguida, totalizando dez casos no Interstício 2020. Desta vez, as discussões são proposta pelos drs. Leandro Fritscher (RS) e Claudia Henrique da Costa (RJ), sempre em conjunto com os patologistas e radiologistas.

Os patologistas que estarão presentes no Interstício 2020 são os drs. Ester Nei Aparecida Martins Coletta, Rimarcs Gomes Ferreira e Ellen Bruno do Nascimento Leite. Os radiologistas especialistas são os drs. Marcio Valente Yamada Sawamura e Gustavo de Souza Portes Meirelles.

Confira mais informações no site oficial dos eventos: https://sbpt.org.br/dip2020.