Fechar

Busca no site:

Hipertensão Pulmonar: doença rara e complexa deve ser avaliada e acompanhada em centros de referência

O Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar (HP), lembrado em 5 de maio, é uma data para propagar informações sobre a doença, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a expectativa de vida dos pacientes.

A Hipertensão Pulmonar é uma condição associada a diversos outros tipos de doenças. Para caracterizá-la, os especialistas dispõem de cinco grupos:

  • Grupo 1: Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP). Doença rara, que atinge, em média, 40 a 55 pessoas a cada um milhão de adultos.
  • Grupo 2: Hipertensão Pulmonar associada a cardiopatias de câmaras esquerdas.
  • Grupo 3: Hipertensão Pulmonar associada a pneumopatias que cursam com hipoxemia.
  • Grupo 4: Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crônica (HPTEC).
  • Grupo 5: Hipertensão Pulmonar “miscelânea”.

“O diagnóstico correto da Hipertensão Pulmonar, considerando tantas causas que podem estar associadas a ela, depende de uma investigação completa, com uma série de exames complementares. Portanto, se o médico suspeita de um quadro de HP, mas não tem condições de investigá-lo minuciosamente, é importante que seja feito o encaminhamento para centros terciários e/ou especializados no tratamento de pacientes com Hipertensão Pulmonar. Os centros de referência terão mais condições de caracterizar o quadro clínico do paciente no menor tempo possível para que seja iniciado o tratamento adequado o quanto antes”, recomenda a coordenadora da Comissão Científica de Circulação Pulmonar da SBPT, Dra. Veronica Amado.

A Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e doenças correlatas (ABRAF) disponibiliza a relação de centros especializados por estado. Veja aqui.

Novo critério diagnóstico

“O critério diagnóstico da Hipertensão Pulmonar foi alterado recentemente, sendo atualmente considerada pressão arterial média da artéria pulmonar superior a 20 mmHg. Para caracterizar o acometimento pré-capilar, o critério pressórico precisa estar acompanhado de aumento da resistência vascular pulmonar superior a 2 unidades Woods e pressão de oclusão da artéria pulmonar menor ou igual a 15 mmHg. O acometimento pré-capilar é comum às seguintes condições: Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP),  Hipertensão Pulmonar associada às doenças que cursam com hipoxemia e Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crônica, além de algumas condições do grupo 5”, explica a Dra. Veronica.

A especialista também chama a atenção para a importância da estratificação de risco na Hipertensão Arterial Pulmonar. “Uma vez que o diagnóstico de HAP esteja firmado, o paciente deve ser avaliado em relação ao risco de evento fatal. Posteriormente, essa estratificação de risco deverá ser reavaliada regularmente no centro de referência e o paciente será estratificado novamente, para adequar o planejamento terapêutico em cada caso”.

Tratamento

“Os pacientes que claramente têm Hipertensão Arterial Pulmonar sem outras comorbidades podem se beneficiar da terapia combinada desde o início. Os pacientes que têm comorbidades cardiopulmonares podem iniciar o uso de uma medicação vasodilatadora pulmonar, porém, é importante que se realize uma reavaliação precoce para adição de um segundo tratamento, se possível e se indicado, uma vez que esses pacientes têm um prognóstico que costuma ser bastante reservado. Então, apesar da proposta de tratamento sequencial, esses pacientes precisam ser reavaliados brevemente para escalonamento da terapia”, informa a pneumologista.

De acordo com ela, a estratégia é fazer o tratamento sempre voltado para manter o paciente no baixo risco. E, naqueles pacientes que associam a terceira medicação, sempre avaliar o encaminhamento para o transplante pulmonar.

“Novas drogas estão em estudo e em fase de aprovação para tratamento da HAP, com mecanismos diferentes das disponíveis até agora (vias clássicas: antagonistas dos receptores de endotelina, via do óxido nítrico e via das prostaciclinas), o que traz esperança de um horizonte melhor para os pacientes que têm esse diagnóstico”, finaliza a médica.

Saiba mais no Encontro Virtual SBPT sobre Hipertensão Pulmonar, realizado em 25/04/2023. Assista aqui.

Baixe e compartilhe as imagens para redes sociais: