Fechar

Busca no site:

SBPT promove edição do curso HERMES Self-Assessment da ERS

No dia 06/04, a SBPT realizou uma edição do curso HERMES Self-Assessment, da European Respiratory Society (ERS), com 29 convidados, entre coordenadores de Residência Médica e membros da Comissão de Título de Especialista.

O curso foi ministrado em um dia no Centro de Treinamento SBPT, em Brasília. O instrutor foi o Dr. Guillermo Suárez Cuartín, do Serviço de Pneumologia do Hospital Universitari Bellvitge L’Hospitalet de Llobregat, de Barcelona.

O HERMES Self-Assessment em Medicina Respiratória é um programa desenvolvido e organizado pela ERS para padronizar o ensino em doenças respiratórias na Europa.

A SBPT firmou essa parceria com a sociedade europeia para oferecer atualização e desenvolvimento profissional aos coordenadores de Residência Médica e profissionais membros da Comissão de Título de Especialista.

Após a abertura e orientações gerais do Presidente da SBPT, dr. José Miguel Chatkin, e Diretor de Ensino, dr. Alberto Cukier, os presentes resolveram e discutiram 30 questões do banco de dados da ERS, apresentadas pelo instrutor, Dr. Guillermo, durante toda a manhã.

Na parte da tarde, as pedagogas da FUNDEP, Bruna Luiza Cruz Menezes e Cleide Maria Marciano, apresentaram técnicas de elaboração de questões para provas de título de especialista, com espaço para perguntas. 

Após o intervalo, a Dra. Lucia Christina Iochida, Coordenadora-Geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde do MEC falou sobre as “Estratégias do MEC para a Residência Médica nos próximos anos / Matrizes de Competências em Residência Médica”.

Para fechar o evento, a SBPT comentou sobre o que se espera da sociedade diante da atual situação da Residência em Pneumologia, com o auxílio da dra. Irma de Godoy e do dr. Alberto Cukier.