Fechar

Busca no site:

Pneumologista brasileira observa que o tratamento com heparina melhora a hipóxia na COVID-19 grave

A Dra. Elnara Negri e a equipe de médicos do Hospital Sírio-Libanês trataram 27 pacientes internados com COVID-19 com heparina em doses adaptadas à gravidade clínica.

Como resultado, o uso da medicação foi associado a uma menor taxa de mortalidade: 81% recebeu alta em casa em um tempo médio de 11,4 dias e a maioria dos pacientes sob ventilação mecânica (67%) foi extubada em cerca de 12,5 dias.

Em entrevista a duas importantes revistas científicas internacionais – Science e Nature, a Dra. Elnara explicou que há possibilidade de haver uma resposta de hipercoagulação logo no início da infecção, causando uma reação inflamatória nos vasos sanguíneos, seguida da formação de microtrombos que impedem que o sangue seja oxigenado adequadamente.

“O d-dímero elevado é um indicador de severidade e mortalidade em pacientes com COVID-19 e as autópsias dos pacientes infectados revelaram trombos na microcirculação”, relata a autora.

“Curiosamente, na COVID-19, na maioria dos pacientes, a complacência pulmonar é preservada, apesar da hipoxemia grave, corroborando com a hipótese de que a redução da perfusão alveolar pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento de insuficiência respiratória”, completa.

Em entrevista à Agência FAPESP em 15/05/2020, a Dra. Negri detalha a descoberta: o SARS-CoV-2 induz à descamação do tecido epitelial no interior dos alvéolos, deixando a membrana basal exposta. A tempestade inflamatória é seguida pela ativação da cascata de coagulação, coma formação de microtrombos inicialmente na microcirculação pulmonar, podendo progredir para outros órgãos.

Os coágulos acabam obstruindo pequenos vasos do pulmão e causando microinfartos. As regiões do tecido que morrem por falta de irrigação dão lugar a tecido cicatricial. Além disso, os microtrombos que se formam na interface do alvéolo com os vasos sanguíneos impedem a passagem do oxigênio para as pequenas artérias.

A Dra. Negri defende que a intervenção com anticoagulante comece assim que se comprove que a saturação de oxigênio está abaixo de 93%, o que pode ocorrer entre o sétimo e o 10º dia após o início dos sintomas gripais, que podem ser diagnosticados pelo médico no consultório ou Unidade Básica de Saúde (UBS).

A pesquisadora alerta, ainda, para os riscos da automedicação: “comprar o remédio na farmácia e tomar por via oral não tem efeito terapêutico e ainda pode induzir uma hemorragia. O tratamento deve ser injetável e a dose ajustada pelo médico”.

O estudo da Dra. Elnara Negri está disponível na plataforma medRxiv ainda em versão preprint (sem revisão por pares).

A próxima etapa é iniciar o projeto de comprovação da eficácia da heparina no tratamento da COVID-19, por meio de ensaio clínico randomizado, e observar se a terapia pode evitar a ventilação mecânica em alguns casos. Para isso, os pesquisadores da FM-USP planejam uma parceria com grupos das Universidades de Toronto e Amsterdã.


A Dra. Elnara Negri é médica pesquisadora dos laboratórios de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pneumologista do Núcleo Avançado de Tórax do Hospital Sírio Libanês. Tem 30 anos de experiência clínica, atuando principalmente em medicina intensiva, broncoscopia e pneumologia. Linhas de pesquisa: remodelamento pulmonar na insuficiência respiratória e mecanismos de defesa pulmonar, DPOC e câncer de pulmão. É pneumologista sócia da SBPT desde 1995.

Veja mais:

TOLEDO, Karina. COVID-19 deve ser tratada como uma doença trombótica, afirma médica brasileira. Agência FAPESP. 15 mai 2020. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/covid-19-deve-ser-tratada-como-uma-doenca-trombotica-afirma-medica-brasileira/33175/>;

LEDFORD, Heidi. Autopsy slowdown hinders quest to determine how coronavirus kills. Revista Nature. 7 mai 2020. Disponível em: < https://www.nature.com/articles/d41586-020-01355-z>;

NEGRI, E.M, et al. Heparin therapy improving hypoxia in COVID-19 patients – a case series. medRxiv 2020.04.15.20067017; doi: https://doi.org/10.1101/2020.04.15.20067017. 30 abr 2020.

COUZIN-FRANKEL, Jennifer. Why don’t some coronavirus patients sense their alarmingly low oxygen levels?. Revista Science. 28 abr 2020. Disponível em: < https://www.sciencemag.org/news/2020/04/why-don-t-some-coronavirus-patients-sense-their-alarmingly-low-oxygen-levels>;

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Debates Interativos SBPT – Tratamento de suporte, medicamentos a serem considerados, estudos clínicos e indicadores de evolução. 16 abr 2020. Disponível em: <https://youtu.be/GY5wuOtUEvU>.