Fechar

Busca no site:

Global TB Consilium: uma resposta aos casos de tuberculose difíceis de tratar

O Global TB Consilium é uma iniciativa global de consultoria clínica eletrônica gratuita oferecida pela Global TB Network (GTN). O serviço fornece aos médicos opiniões detalhadas e coordenadas de especialistas sobre casos complexos de TB-MDR, TB-XDR. Dois especialistas qualificados respondem no prazo máximo de 48 horas após o envio do caso.

O Global TB Consilium opera globalmente em inglês, russo, espanhol e português. Outros idiomas serão incluídos com base nas necessidades. Atualmente trabalhando via e-mail, ele operará em breve em um site de plataforma eletrônica ad hoc seguro.

O recém-criado GTN, operando dentro do WAidid (World Association for Infectious Diseases and Immunological Disorders – uma reconhecida Sociedade de Doenças Infecciosas oferecendo adesão gratuita aos membros do GTN), tem como objetivo promover e conduzir pesquisas sobre as principais necessidades terapêuticas e diagnósticas não atendidas no campo da eliminação da tuberculose, utilizando abordagens multidisciplinares e multissetoriais, e intervenções de apoio (isto é, treinamento e atividades de advocacia) dentro da estrutura da ‘End TB Strategy’ da OMS, sem duplicar os esforços existentes.

Os objetivos do Global TB Consilium são:

*Melhorar a gestão clínica de casos de TB de difícil tratamento ou microepidemias (incluindo casos de TB / HIV e TB pediátrica)
*Fornecer conselhos cientificamente sólidos e baseados em evidências para apoiar os médicos no gerenciamento do diagnóstico e tratamento de casos de TB-MDR / XDR (devido à falta de experiência clínica, ocorrência frequente de eventos adversos, problemas na adesão dos pacientes e disponibilidade limitada de diagnósticos e medicamentos anti-TB de segunda linha em alguns países), com especial atenção para o uso de novos medicamentos, novos regimes e gestão de efeitos adversos
*Evitar o surgimento de TB-MDR / XDR
*Apoiar os clínicos no manejo de microepidemias e no manejo da infecção latente por TB
*Avaliar em que medida as políticas e diretrizes da OMS são aplicadas (ou não!) através de Monitoramento e Avaliação (M & E)

Três serviços adicionais são fornecidos pelo TB Consilium relacionados a:

*Opinião independente sobre a inclusão de pacientes no uso compassivo de novos medicamentos: o uso de medicamentos potencialmente salvadores que são experimentais, pois não receberam aprovação regulatória. Os especialistas do Global TB Consilium estão qualificados para fornecer uma opinião tecnicamente independente sobre o uso racional desses medicamentos.
*Orientação sobre o manejo da infecção latente por tuberculose e o manejo de microepidemias.
*Conectar recursos entre os países para o gerenciamento de casos de migração transfronteira.

Para pedir um parecer do Global TB Consilium, envie um email para: tbconsilium@gmail.com

COMO FUNCIONA O GLOBAL TB CONSILIUM

Qualquer clínico que precise de suporte clínico pode:

 Enviar um email para tbconsilium@gmail.com, explicando o motivo para pedir um aconselhamento/parecer
 O clínico será solicitado a preencher o ‘Formulário do Paciente’ com informações clínicas anônimas, seguindo as regras do GDPR (General Data Protection Regulation)
 O clínico receberá um rápido aconselhamento clínico dentro de 48 horas, independentemente fornecido por dois especialistas globais em TB e consolidado por um coordenador clínico

A SBPT recomenda disseminar essa informação para conscientizar os colegas sobre essa ferramenta útil para gestão e controle clínico da TB e TB/HIV.


Informações:

Giovanni Battista Migliori – Chair, Global TB Network
Denise Rossato Silva – Secretary General, Global TB Network
Marina Tadolini – Chair, Global TB Consilium